sexta-feira, 5 de julho de 2019

Universo dos brinquedos populares


“Universo dos Brinquedos Populares” de João Amado
2.ª edição revista

A tradição dos brinquedos realizados pela própria criança ou por familiares e amigos para que ela se divirta, vem de sempre e observa-se em todos os lugares — é a essa tradição que me refiro quando falo em “brinquedos populares", distinguindo-os, desse modo, dos brinquedos, igualmente tradicionais mas realizados por mão “especializada”, artesã, e normalmente comercializados.

"Produzindo e utilizando estes brinquedos, toda a criança foi equilibrista e pintor, ceramista e botânica, arquitecta e caçadora, lavradora e escultora, tecedeira e investigadora...e tudo o mais que se pôde aprender na principal das suas escolas - a RUA! Imitando, utilizando a imaginação criadora e cooperando na produção destes brinquedos, ela incorporava a memória cultural da sua comunidade sem conflitos graves nem com os outros humanos nem com  as outras espécies."

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial... 



Sem comentários:

Enviar um comentário