domingo, 28 de julho de 2019

António Ferreira, o Pelinhos



António Ferreira, o meu caro Amigo, fez mais pela cultura que muitos ministros da educação e da cultura. o seu quiosque da Avenida, foi a primeira "instituição cultural de Vila Real" a trocar livros usados!!!
O meu querido Camarada António, foi sempre uma das pessoas que mais me inspirou na luta que travamos por um Trás-os-Montes mais próspero e mais solidário. Homem de grande cultura, todos os dias me surpreendia com a sua análise crítica sobre os acontecimentos que se iam desenvolvendo ao longo da implementação da democracia. [Virgílio Cardoso Alves]

Um sítio onde dava prazer ir precisamente para nós actualizarmos.Sempre com novidades da Bila e não só. [Jaime Coimbra]

Um pormenor,exímio jogador de bilhar,quantos da minha geração passaram horas a vê-lo jogar ,bem como a outros craques que por aquela altura havia.na Universidade do Excelsior. [José Francisco Xavier]

O Sr António é para mim uma pessoa estimada, que conheço desde a juventude, dos tempos em que o gosto pela leitura passava, também! pelos pequenos livros de histórias de cawboys, lidos à sucapa durante as aulas monótonas e sábias do Dr Júlio Sinde. Um abraço para ele e para a família, na pessoa das suas filhas; Graça e Elisa Ferreira. [Artur Pimentel]

Bem merecida e necessária. [Agostinho Rodrigues]

Não trocava só livros também trocava ideias. Num tempo em que era proibido ter ideias. [Mário Martins]

Era, e será ainda, um exímio jogador de bilhar. Jogava a dinheiro no excelsior, com o FIRMINO Claudino, grande ciclista da nossa praça.. [Bali Neguescu]

António era e é um grande Vilarealense de grande carácter . Bom amigo do seu amigo. [Artur Fraga]

Um Homem de Valores, cujo valor se sustenta na importância de Tudo quanto sempre fez pela Cultura de tantos! [Emilio Gouveia Miranda]

Parabéns ao Sr. António, pessoa que marcou a minha infância e adolescência. No seu quiosque comprei praticamente toda a banda desenhada que li e, mais tarde, “A Bola”, o “Sete”, e outras publicações. Guardo a memória de um homem afável e de forte caráter. Grande abraço. [João Luís Sequeira Rodrigues]

Merece todo o nosso carinho e atenção. Parabéns, Sr. António! [Marília Lopes]

permitam-me subscreva e me associe à HOMENGEM. Foi das primeiras pessoas que conheci em Vila Real, no longínquo Outubro de 1975, e todos os dias lá ia levantar o JORNAL DE NOTÍCIAS para confirmar que "notícias" tinham saído de Vila Real/TMAD. O jornal vinha acompanhado do sorriso, normalmente seguido de conversa de acaso, não raro incursões pela "opinião política", quase sempre à volta dos "retornados". Sim, arquivo algumas pequenas e interessantes histórias daqueles tempos...um dia talvez. Por agora muito obrigado sr António por aquele sorriso, por aqueles momentos que me proporcionou nos distantes anos 1975 e seguintes. Abraço [Orlando Inocentes]

Uma história de vida, uma vida de histórias
Felicito a livraria Traga-Mundos pela briosa homenagem ao Sr. António “Pelinhos”. Um Homem da Cultura. Resistiu enquanto pôde com o seu pequeno quiosque da Avenida, quiosque e engraxadoria. Ali se recebia e propagava cultura, enquanto se passava o lustre numas botas e discutia as novidades da política e da imprensa. «Senhor António, “Comércio”, “Notícias” ou “Janeiro"? Quando eu, de véspera, o avisava sobre a “bomba” que ia sair no “Comércio”, às primeiras hora do dia já meia avenida sabia. Vendia jornais como cerejas em maio. A falta que este homem fez à imprensa! Que viva muitos anos, e nós que o continuemos a recordar! [Alexandre Parafita]

TAMBÉM NÃO VOU PODER ESTAR PRESENTE, NESTA JUSTA HOMENAGEM AO AMIGO ANTÓNIO FERREIRA. MAS JÁ ESTIVE PESSOALMENTE, HOJE, COM ELE E FELICITEI-O PELO REFERIDO EVENTO. ABRAÇO PARA O AMIGO ANTÓNIO E FAMÍLIA . [Mário Rodrigues]

Muitas saudades!!! [Margarida Borges]

Parabéns Senhor António! [Gena Morais]

Era ali que brincava com os carrinhos que ele me emprestava para não gerar o caos na esplanada da brasileira [PedroMatos VenialSin]

Um abraço com muito carinho para um amigo que sempre estimei,bem como a todos os familiares.Beijos [Fatima Marinho]

Que saudades :( [Cris Garcia]

Merecida homenagem. Fui cliente do sr. António quando muito nova passava para o liceu. Hoje que sou sua colega ele representou para mim uma fonte de inspiração. A sua competência naquele pequeno espaço era impar. AQUELE ABRAÇO SR ANTÓNIO. [Maria Carmo Rodrigues Reis]

O Sr. António era como o meu Pai um fiel leitor do Comércio do Porto. [José Francisco Xavier]

Grande Sr. António. Eu, passa pelo seu quiosque, para ver as novidades. Fez falta à Avenida. [Armindo Manuel Morais Quinteira]

[nota: recolha de comentários do facebook ao evento...]

Sem comentários:

Enviar um comentário