segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O Segundo Aceno, poesia, Rui Tinoco


“O Segundo Aceno” de Rui Tinoco

Um primeiro livro, mas um livro de maturidade plena. De grande unidade formal, exprime uma visão muito fina das relações intersubjetivas e das eternas complexidades do amor, da linguagem e da literatura.

às vezes olhas para mim,
às vezes prendes-me com a alma.
nem dás conta.
e eu fico assim às voltas
com a tua ausência, escrevendo
a palavra nua com o teu nome.

Rui Tinoco nasceu em Vila Real, em 1971, viveu em Braga na infância e adolescência, atualmente no Porto. Licenciou-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, no Porto, onde se doutorou em 2005. Publicou diversos artigos e crónicas em vários jornais e revistas científicas. Paralelamente, vêm a lume diversos textos poéticos nas seguintes publicações: Artes & Artes, Suplemento Cultural do Diário do Minho, Boletim de Poesia, DiVersos, Oficina de Poesia, Bigode, no fanzine de poesia Debaixo do Bulcão, na revista Piolho, e com alguma regularidade no jornal Poetas & Trovadores.

No mundo virtual, participou no projeto de Elefantes Editores, no site Via Oceânica e nos blogues de poesia Casa dos Poetas, Inefável, Logros Consentidos, A Dispersa Palavra e Porosidade Etérea. Publicou dois minicontos no blogue do Clube do Conto da Paraíba e ainda um texto na antologia poética da Bubok denominada Poetas em desassossego (e-book). Participou no programa Histórias de Vida da Antena 1 com o texto «Pequenos Gestos», Abril de 2008. Mantém o blogue Ladrão de Torradas. O Segundo Aceno é o seu primeiro livro de poesia.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário