sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O adobe, construção com terra


“O Adobe” de Maria Fernandes e Alice Tavares

O segundo volume da colecção Cadernos de Construção com Terra é dedicado ao ADOBE .
O adobe é considerado um dos materiais mais antigos, presente na maioria dos sítios arqueológicos e edifícios históricos do mundo, e uma das técnicas mais universais de construção com terra, ainda hoje activa em todos os continentes.
Cerca de 17% da população mundial habita em casas total ou parcialmente construídas em terra e maioritariamente de adobe.
Este Caderno propõe uma abordagem geral da produção de adobe, apresenta princípios para a sua reabilitação e reparação em construções e oferece uma perspectiva das suas potencialidades enquanto material e técnica de construção em Portugal.
O livro inclui um glossário de termos relacionados com as práticas regionais de construção com adobe e uma bibliografia específica sobre o adobe.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível o seguinte título: “Terra Palha Cal – Ensaios de Antropologia sobre Materiais de Construção Vernacular em Portugal | Earth Straw Lime – Anthropological Essays on Vernacular Building Materials in Portugal” de Pedro Prista, 92 ilustrações (80 são imagens de arquivo), edição bilingue: português e inglês]


Sem comentários:

Enviar um comentário