segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A Capela de S. Brás em Vila Real


“A Capela de S. Brás em Vila Real” de Gonçalo Xavier Silvano

O objectivo deste estudo é dar a conhecer alguns aspectos mais específicos da família Teixeira Coelho em Vila Real relacionados com as capelas e casas que lhes pertenceram na região do Douro e Minho e Porto e que ainda se encontram suficientemente preservadas, com o propósito de manter viva, o mais possível, a sua memória. Distinguem-se, em primeiro lugar, a capela de S. Brás, que dá título a este trabalho, não só porque tem riquíssimos detalhes de arte mas também porque foi considerada Monumento Nacional em 1910. Aproveita-se ainda para desenvolver alguns esclarecimentos e rectificações na parte da genealogia dos Teixeira Coelho que se esboçaram em anterior estudo do autor e são realçados os momentos de ligação dos Teixeira aos Coelho a importantes famílias de Vila Real e outras, para que outros interessados possam também encetar suas investigações.

Gonçalo Xavier Silvano nasceu em Abaças, no dia 5 de Maio de 1949. Frequentou durante oito anos o Curso Geral de Humanidades do Seminário de Vila Real, de onde transitou para o Seminário Maior do Porto, onde concluiu o 2º ano do Curso Superior como aluno da Diocese de Vila Real. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 17 de Outubro de 1975. Ingressou na Magistratura, em 1977 como Delegado Procurador da República, tendo exercido funções nas comarcas de Viseu e Porto. Após frequência (em 1980) do 2º Curso Especial para Delegados do Procurador da República no Centro de Estudos Judiciários, exerceu funções como Juiz de Direito no Tribunal Judicial de Monção, Tribunal do Trabalho de Setúbal, 4º Juízo do Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia, 5º Juízo Correccional do Porto, 2ºJuízo do Tribunal de Família do Porto, 2º Juízo Cível do Porto, 7º Juízo Cível do Porto, tendo no período de 1995-1998 exercido funções de Vogal do Conselho Superior da Magistratura. Desde 1997 exercia as funções de Juiz Desembargador no Tribunal da Relação do Porto. Presidente do Tribunal da Relação do Porto, empossado em 18 de Junho de 2007 após ter vencido o acto eleitoral realizado no início do mês de Maio. Por deliberação do plenário do Conselho Superior da Magistratura de 20 de Abril de 2010 foi nomeado juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível o título: “A Arte dos Frescos em Vila Real” de Eugénio Cavalheiro]


Sem comentários:

Enviar um comentário