segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Mirandesa - raça bovina dop


“Mirandesa” de Fernando Ruivo de Sousa e Luciano Sánchez García

«No ano de 2009, o Livro Genealógico dos bovinos de raça Mirandesa comemora o quinquagésimo aniversário da publicação do seu Regulamento em Diário da República. Também neste ano se comemoram o trigésimo aniversário da Cooperativa Agropecuária Mirandesa, organização que integra o Agrupamento de Produtores da DOP Carne Mirandesa, e o vigésimo aniversário da Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, que gere o Livro Genealógico desde o ano de 1992; por fim, comemora- se ainda o centenário da publicação do Decreto do Governo que institui o registo de descendência para os reprodutores de bovinos de raça Mirandesa. Os bovinos de raça Mirandesa são uma raça portuguesa que teve berço no Planalto Mirandês. Ao longo dos últimos dois séculos tem desempenhado um papel de grande relevo na pecuária nacional. 
Entre o século XIX e o terceiro quartel do século seguinte foram a principal fonte de tracção para os trabalhos agrícolas numa área muito significativa do território nacional, de Trás-os-Montes ao Alentejo, com excepção das províncias do Minho, Baixo Alentejo e Algarve. Nesta vasta região, além do trabalho, a raça mantinha uma adequada eficiência reprodutiva produzindo carne cuja qualidade foi, desde cedo, muito apreciada dando origem a uma das especialidades da gastronomia nacional reconhecida, e frequentemente falsificada, em todo o território nacional, como Posta Mirandesa. Com dois séculos de história documentada um pouco por todo o país, raro é o trabalho sobre a agricultura e pecuária das regiões onde dominou que a ela não faça referência. Nos trabalhos em que ela aparece referenciada é nota dominante a sua natural aptidão para a tracção animal, a excelente aptidão maternal, a qualidade da carcaça e da carne e o temperamento vivo, curioso e independente porém facilmente se dominam e transformam em animais obedientes e dóceis.»

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...


Sem comentários:

Enviar um comentário