terça-feira, 9 de agosto de 2016

A cozinha ideal - receitas familiares e saborosas


“A Dieta Ideal – receitas familiares e saborosas” Francisco José Viegas

A verdadeira dieta dos 31 dias. Como manter o peso (e ganhar algum), garantindo a sua felicidade e melhorando a sua vida sexual, em apenas 31 dias. Receitas com hidratos de carbono, proteínas e serotonina. 80 receitas e mais de meia centena de fotografias. Enquanto célebres chefes de cozinha, muitos programas de televisão e a moda das lojas gourmet tomam de assalto o nosso quotidiano (e a nossa bolsa), Francisco José Viegas propõe-nos deliciosas receitas caseiras da cozinha portuguesa e mediterrânica - todas exaustivamente testadas e aperfeiçoadas. Trata-se de uma cozinha de todos os dias, para a família, e que muitas vezes assenta em antigos procedimentos culinários, entretanto esquecidos ou preteridos pelos modismos gastronómicos. Nesta obra, o autor também resgata uma variedade de ingredientes que foram perdendo lugar na nossa alimentação, mas que podem ser produzidos em qualquer horta.
“A Dieta Ideal” é igualmente uma homenagem às mulheres, criadoras destes cozinhados e de muitos outros, com os quais alimentaram, ao longo dos séculos, a Humanidade.

«Para Francisco José Viegas o que importa é a cozinha de família, de partilha – as receitas apresentadas esperam que pelo menos quatro pessoas se sentem à mesa -, atirando com o gourmet e a alta cozinha às urtigas para recuperar os sabores verdadeiros que, provavelmente, povoaram a infância, a adolescência ou alguns amores perdidos do leitor.
Cada receita surge acompanhada de uma fotografia – salvo raras excepções -, a lista dos ingredientes, o modo de preparação e uma pequena história, com tanto de pessoal como de histórico, que prepara o estômago e eleva a alma. São receitas de uma cozinha básica – podem ser cozinhadas por toda a gente – e tradicional, carregadas de duas coisas que Francisco José Viegas diz adorar: hidratos de carbono e maus pensamentos. Querem salivar apenas por uns instantes? Então deliciem-se com esta ementa: Ovos rotos com azeite de trufa; Fritos de grão; Arroz de tomate; Punheta de bacalhau; Quibe; Bucatini all`arrabiata; Keftedes de carne; Arroz de linguado; Feijoada transmontana. Tradicional, deliciosa e não isenta de perigos, eis a dieta ideal servida em louça portuguesa por Francisco Jose Viegas.» Pedro Miguel Silva, “Público”

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[disponível também do autor os seguintes títulos: “Morte No Estádio”, “Um Crime Na Exposição”, “Um Crime Capital”, “Um Céu Demasiado Azul”, “O Coleccionador de Erva”, “As Duas Águas do Mar”, “Longe de Manaus”, “O Mar Em Casablanca”, “A Poeira Que Cai Sobre a Terra e outras histórias de Jaime Ramos”; “Lourenço Marques”; “Liberal à Moda Antiga”, “Dicionário de Coisas Práticas”; “Metade da Vida”, “Se Me Comovesse o Amor”]

Sem comentários:

Enviar um comentário