segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cultura que une: Miguel Torga e Manuel Maria


TAMBÉM A PARTIR DA ESCOLA

Cultura que une é uma associação promovida por diferentes fundações, associações, empresas e particulares da Galiza e do Norte de Portugal que tem por como objectivo aprofundar o reencontro e a redescoberta do património comum, desenvolvendo, para o efeito, altividades em que a cultura e a empresa caminham juntas em direção ao mesmo fim: a revalorização da Gallaecia.
Uma atividade que promovemos em 2016 é um encontro de professores de secundária da Galiza e Norte de Portugal para incentivar o conhecimento e, além de uma troca de experiências, incitar um intercâmbio de escolares em 2017. O trabalho na aula de Bichos de Miguel Torga e Os soños na gaiola de Manuel Maria, são o ponto de arranque deste projeto. Consideramos que 10 docentes de cada um dos territórios é o idôneo para começar o projeto.
De consolidar a experiência, o nosso objectivo é trabalhar nas aulas do Norte de Portugal e da Galiza a obra de escritores que valorizarem o reencontro.

A inscrição é gratuita até o 1 de março.
Desde Ourense sairá um autocarro que pode ser partilhado com o professorado que queira participar. O custe aproximado por viagem (Sabrosa - Outeiro) do autocarro é 30 euros pessoa, e o almoço uns 15.

Mas precisamos saber antes do 1 de Março quem quer usar.


PROGRAMA

5 Março: Espaço Torga – Sabrosa

10:30 Chegada a S. Martinho d’Anta
11:00 Apresentação do Espaço Miguel Torga com visita guiada e visionamento de documentário.
12:00 A importância de Miguel Torga na Literatura Portuguesa e Universal – por Hercília Agarez.
12:30 Percurso pedestre por locais de referência da vida e obra de Miguel Torga (casa natal, Largo do Eirô, escola primária…) Leitura de alguns textos alusivos.
13:00 Almoço – Restaurante Constantino
15:00 "Bichos" e aplicação na aula. Proposta Didática
16:00 Visita a outros espaços de referência (Nossa Senhora da Azinheira, cemitério e São Leonardo de Galafura)
19:30.- Visita a uma quinta do Douro
20:30 Regresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário