terça-feira, 18 de agosto de 2015

Palavras à volta do olival


“Palavras do Olival” de António Manuel Monteiro

Este palavreado abecedária, às vezes em cantata, outras em rabulice, retrata apenas algumas das muitas - Palavras à Volta do Olival - de natureza técnica, histórica, cultural, popular, gastronómica ou, simplesmente, meras curiosidades. Com especial referência a Trás-os-Montes e Alto Douro.


«Quando folheei este livro fiquei na dúvida de como classificá-lo. Não sabia se era um dicionário ou um léxico, se um livro especializado em produtos como a azeitona e o azeite. Ao segundo ataque percebi que era tudo aquilo e muito mais. É uma enciclopédia do mundo do olival, com referências longas a toda a cultura que envolve as actividades de um olival até um lagar, em especial em Trás-os-Montes e Alto Douro.

Não me surpreendeu a categoria das informações aí contidas pelo conhecimento do seu autor, e dos livros que anteriormente publicou. O conteúdo do livro, com ordenação dos termos por ordem alfabética, percorre terrenos vastíssimos. Desde a tradição oral, costumes associados, autores, linguagem técnica, questões culturais e perspectivas antropológicas. O autor revela-nos um conjunto encantador de respostas aos mais variados temas das actividades e culturas relacionadas com os olivais e os lagares, designadamente aos produtos mais evidentes que é a azeitona e o azeite. E também a saúde, e os cuidados estéticos, através daqueles produtos.
No livro encontramos, por exemplo, Ressaca – “Nunca beba de estômago vazio”. Assim: beber uma colher de sopa de azeite antes de iniciar a beber. Pelos vistos, o azeite forma uma capa protectora da mucosa do esófago e do estômago, que diminui tanto a absorção como a agressão do álcool nestes tecidos. Mas isto é apenas uma citação. No livro encontrará também a receita do Bolo podre, e outras receitas com azeite, bem como nomes da cultura internacional que escreveram sobre a matéria.

Curioso é o texto do termo História que apresenta uma resenha cronológica do conhecimento da oliveira e azeite desde os primórdios da civilização até ao ano 2000.

Obrigatório em todas as bibliotecas de quem lida com estas coisas de arte milenar.» Vergílio Nogueiro Gomes

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponíveis os seguintes títulos do autor: “Crónicas Comestíveis”; “Cozinha Transmontana” de Alfredo Saramago, fotografias Inês Gonçalves; “Comidas Conversadas – Memórias de Herança Transmontana”]



Sem comentários:

Enviar um comentário