sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cogumelos, etnomicologia transmontana


“Cogumelos” de Francisco Xavier Martins

O surpreendente mundo da micologia está mais rico com o lançamento do livro «Cogumelos», da autoria do micólogo Francisco Xavier Martins.

A obra contempla uma introdução ao ciclo biológico e ecológico dos fungos, a sua identificação, o aproveitamento dos recursos micológicos, bem como usos na cozinha e conservação. As intoxicações e tratamento, o uso medicinal e uma contribuição para a etnomicologia trasmontana, são outras das componentes, já que é feita uma descrição de algumas das espécies de Trás-os-Montes, sem esquecer as espécies tóxicas e venenosas. O autor e especialista em Micologia dá, igualmente, a conhecer as potencialidades do aproveitamento dos cogumelos como recurso florestal, natural e renovável, susceptíveis de gerar rendimentos acrescidos aos homens da terra.

Segundo Francisco Xavier Martins, o livro “é um fruto amadurecido ao longo dos anos, que ser uma janela aberta para o mundo da Micologia”.
Além disso, constitui o primeiro registo da etnomicologia da região trasmontana na área dos usos e costumes, em que os cogumelos são citados com adágios populares, canções e receitas culinárias.


Na óptica do micólogo, “o livro não pretende ser um guia de cogumelos, mas sim uma primeira aproximação à micologia, para que o leitor se aperceba que os cogumelos são bons, não só no prato, mas também no campo medicinal”.» [Diário de Trás-os-Montes]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

2 comentários:

  1. Têm o livro para venda se sim qual o valor para enviar para o Porto obrigado.

    ResponderEliminar
  2. envie pedido para o email: traga.mundos1@gmail.com obrigado!

    ResponderEliminar