terça-feira, 4 de agosto de 2015

As Metamorfoses


“As Metamorfoses” de Agustina Bessa-Luís e Graça Morais

Um livro com texto inédito de Agustina Bessa--Luís e 50 pinturas de Graça Morais.
Agustina Bessa-Luís, inspirando-se nas Metamorfoses de Ovídio, revisita os seus romances e biografias, um mundo à parte povoado exclusivamente por mulheres de variadas vocações e destinos.
O que é a Metamorfose? É aquilo que faz de nós alguma outra coisa. Talvez por isso, este mundo de Agustina seja implacável para as mulheres que o habitam. O património genético reina; nem a educação, nem a vontade chegam para lhe fazer frente. "Sempre acabamos por ser o que somos na pluralidade dos nossos sonhos".
Graça Morais escolheu cerca de 50 telas que permitem ler de outra maneira o tema da Metamorfose. São imagens de mulheres poderosas e temíveis mas, ao mesmo tempo, desamparadas.
São estes os ingredientes para a edição de uma obra bela e de grande qualidade, fruto do trabalho assinalável de duas mulheres admiráveis, dois nomes de absoluta referência na cultura portuguesa contemporânea. Nesta obra podemos percorrer a humanidade inteira através de duas dimensões que se complementam na perfeição: o texto e as imagens.

«É uma "peregrinação" pelos mais de mais de 50 livros e quase 60 anos de escrita de Agustina Bessa-Luís. Uma circum-navegação lúcida pelas mulheres das suas obras, mapeada por epifanias, leituras e provocações. É um exercício de estilete fino partilhado com a pintora Graça Morais, num daqueles felizes acertos do destino.» Sílvia Souto Cunha, “Visão”

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[disponível também os títulos: “Camilo – Génio e Figura” e “Elogio do Inacabado” de Agustina Bessa-L
uís, “As Metamorfoses” de Agustina Bessa-Luís e Graça Morais, “Vida e Obra – Agustina Bessa-Luís” por Fernando Pinto do Amaral, Inês Pedrosa, João Botelho, José Saramago, Luís Caetano, Manoel de Oliveira, Maria de Fátima Soares, Maria de Jesus Barroso, Mónica Baldaque e Urbano Tavares Rodrigues]


Sem comentários:

Enviar um comentário