terça-feira, 25 de agosto de 2015

Da raia, o contrabando e a emigração


“Vidas Ilegais Sem Pecado” de Venâncio Dias Gonçalves

«Anos sessenta. Uma aldeia transmontana - Vilarelho da Raia. Uma linha imaginária, aqui e ali assinalada por um marco – a raia.
Dois regimes fechados, autoritários, repressivos e violentos. De ambos os lados vidas agrilhoadas, presas numa lavoura insuficiente. O contrabando e a emigração ilegal para França desafiam as leis e as autoridades e resgatam um pedaço da liberdade reprimida.
Quatro rapazes disputam o amor da filha de um contrabandista da terra, dividida entre a sua grande paixão, o Tonho Doze, moço de famílias pobres, e o amor e respeito pelos pais que sonham em casá-la com o menino rico da aldeia. Nesta luta o ciúme é levado às suas piores consequências, culminando numa misteriosa morte.
A par dos amores e desamores, o jogo do gato e do rato entre guardas-fiscais, carabineiros e contrabandistas, propiciando-nos um olhar sobre os meandros do contrabando, sobressai no dia-a-dia da povoação como algo que faz parte das vidas das suas gentes, naturalmente, sem o estigma do crime.
O quotidiano da aldeia, afinal o grande protagonista, à noite na raia e de dia na lavoura, é retratado com pormenores minuciosos e deliciosamente realistas que nos transportam para os lugares, o tempo e as gentes, no que de melhor e pior nelas há, fazendo-nos percorrer a trama como se a tivéssemos testemunhado.»



O autor, natural da aldeia de Vilarelho da Raia, escreveu o livro com base na sua “própria vivência rural e experiência enquanto contrabandista não muito distante da data da trama, nas memórias de ouvir contar e numa inestimável recolha etnográfica e histórica promovida pelo Centro Cultural da terra.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário