sábado, 11 de abril de 2015

Fotografia e cinegrafia de natureza


A Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real foi convidada para estar presente com uma banca de livros de fotografia, e mais algumas coisas, III Encontro Nacional de Fotografia e Cinegrafia de Natureza, no dia 11 de Abril de 2015, no Teatro Municipal de Vila Real.

«Vila Real é, cada vez mais, o destino cimeiro da biodiversidade em Portugal, com o lançamento, vai para dois anos, do seu projeto nesta área. O Município reforça a sua posição na defesa do património biológico e organiza, pelo terceiro ano consecutivo, diversos eventos ligados à promoção da fotografia da natureza. O calendário já está definido e de 8 a 19 de abril, Vila Real volta a reunir os maiores especialistas ibéricos do setor.
Nos dias 8 e 9 de abril acontece o workshop de fotografia noturna e astrofotografia, sob a égide de Miguel Claro, especialista em astrofotografia de paisagem, um novo conceito de fotografia que visa a união entre os elementos céu e terra, dando relevo ao universo incrível que se ergue acima de nós. 

Miguel Claro tem visto as suas imagens figurar nas mais prestigiadas revistas e websites internacionais como a National Geographic, Astronomy Magazine, Sky and Telescope, Ciel et Espace ou no "Earth Science" e "Astronomy Picture of the Day" da NASA. O seu trabalho também não tem passado despercebido no seu país, tendo sido publicado nos principais jornais, revistas e meios de comunicação social em geral. É fotógrafo oficial da “Reserva Dark Sky Alqueva”, a primeira reserva do mundo certificada pela UNESCO como "Starlight Tourism Destination".
Os dias 11 e 12 de Abril são dedicados ao III Encontro Nacional de Fotografia e Cinegrafia de Natureza. O primeiro dia está reservado para um ciclo de palestras, a decorrer no Teatro de Vila Real, com a presença de variados fotógrafos de renome a nível nacional de internacional. Esse dia encerra com uma mesa redonda, onde serão debatidos temas como "A Importância dos meios audiovisuais na valorização do Património Natural e o Desenvolvimento Local” e "Viabilidade deste setor para profissionais". O Encontro terá a transmissão em direto pela Rádio Universidade. O dia 12 de Abril será dedicado a um percurso pedestre fotográfico, organizado conjuntamente com Parque Natural do Alvão.
A semana de 13 a 19 de Abril será dedicada ao projeto “Ângulos Complementares”. Este projeto vai reunir um conjunto de 4 profissionais de excelência da área da imagem e da fotografia, que vão estar em Vila Real a captar a essência das suas paisagens, da sua flora e da fauna, com uma partilha de conhecimentos, técnicas e saberes com a equipa técnica da biodiversidade de Vila Real. Este projeto de fusão experimental vai resultar na produção de um livro sobre a biodiversidade de Vila Real, associados a uma exposição itinerante a desenvolver pelo Município. Paralelamente, um dos elementos da equipa fará a cobertura em vídeo, com vista a criação de um DVD de “making of”, o que irá aumentar ainda mais a visibilidade e interesse do mesmo para o público em geral.
Todas as áreas do município de Vila Real serão cobertas, desde as paisagens de montanha aos rios que correm nos vales, das espécies emblemáticas das grandes aves aos pequenos insetos. Serão empregues técnicas especializadas e equipamento sofisticado o que permitirá captar a beleza do espaço natural noturno ou a vida e o ambiente subaquáticos. A apresentação pública deste projeto ocorrerá no dia 16 de abril, às 21:00 horas e conta com a presença de todos os fotógrafos envolvidos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário