quarta-feira, 22 de abril de 2015

Em abril, leituras mil


Fomos convidados, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, para um “regresso” à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, vulgo Liceu, em Vila Real:

«Na sequência de contacto prévio, vimos convidar Vª. Exª. a participar no Projeto LER CONSIGO, 2015: “Em abril, leituras mil”, da iniciativa da APP (Associação de Professores de Português), que temos vindo a implementar na nossa escola de há alguns anos a esta parte, com manifesto sucesso e satisfação dos intervenientes. 

Pretende-se a promoção e divulgação da leitura não apenas em prol da literacia, mas pela certeza de que ler desenvolve a sensibilidade, o espírito crítico, o compromisso cultural: ler torna as pessoas melhores.

Ler Consigo = leio contigo, consigo, acompanhado, com alguém… Importante é que se leia, se sinta o que se lê, se questione o que se lê.  O Ler Consigo mantém o grande objetivo que lhe deu origem, [em 2004]: o de valorização da leitura, através da participação de diferentes elementos da comunidade. No projeto,  os professores convidam pessoas exteriores à escola, para lerem um ou mais textos na sala de aula.(in site da APP).

Assim, a visita de Vª. Exª. a uma aula de Português tem em vista a leitura de um texto da sua preferência, em prosa ou em poesia, de autor português ou estrangeiro. Cada convidado escolherá o texto a ler, de acordo com o significado que tem para si, de forma a promover o diálogo junto dos alunos sobre a importância da leitura, na sua vida. Deste modo, afigura-se importante a apresentação das razões pessoais da escolha para uma interação enriquecedora com os alunos.

Pretendemos envolver, neste projeto, os alunos do décimo ano de escolaridade, representantes de instituições, personalidades relevantes na vida da cidade, vizinhos da escola, cidadãos em geral, conforme o espírito do projeto (em anexo, a partir do site da APP).

Temos todo o gosto na presença de Vª. Exª. e antevemos com satisfação o seu “regresso à escola”, no próximo dia 23 de abril. De acordo com o combinado, na sequência da programação do Dia Mundial do Livro, da responsabilidade da professora Adelaide Jordão, a turma a visitar será o 10ºB, com horário das 13h 20m às 14h50m. A sessão poderá decorrer a qualquer hora dentro do horário referido e está assegurada a permanência de uma pessoa na bancada da Traga-Mundos, no átrio da escola.

Gratos pela colaboração, apresentamos cordiais cumprimentos.

A Professora,
Maria João Cunha
Escola Secundária Camilo Castelo Branco»


Sem comentários:

Enviar um comentário