segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Música com histórias de vida

“A Música Com Histórias de Vida” de Adérito Gomes Silveira

O livro apresenta um conjunto de narrativas associadas à descrição de pessoas e factos com ligação à música, pois a arte suprema dos sons foi ao longo de séculos objecto de loucuras e paixões em muitas aldeias do país. Em Mateus, muitos músicos sacrificaram-se até ao limite pela sua banda, outros tocaram até ao último sopro de vida. São retratados, frescos humanos nos mais variados enquadramentos sociais de festas populares, pedaço de povo que em muitas situações se submetia à resignação da morte como única saída para a salvação da alma.


«Numa festa para os lados de Carrazeda, os músicos saíam do coreto já perto das cinco da manhã convencidos de que o arraial tinha acabado. Cansados dirigiam-se para o autocarro. Inesperadamente um mordomo de chapéu de aba larga e barba até ao pescoço aborda os músicos lembrando-os que o contrato só terminava às 6 horas... O Meco resolve o problema. Pega no saxofone e toca umas modinhas bem animadas usando toda a sua perícia para contrariar o cansaço e estado de espírito do momento. O mordomo espantado desabafa: - tá bem bô a cantilena, bá lá tocar ao caraças… bão-se lá embora…
Àquela hora já só estavam no recinto meia dúzia de ciganos, duas éguas, quatro burros e um casal de velhos, deitados e encostados no chão levantando-se de rompante quando ouviram do Meco a moda “Ora zumba na caneca”. Em estapafúrdios movimentos de dança, os dois acabam no chão enrolados um sobre outro sem saberem se a música ainda estava no ar…
No regresso e já distante da festa, ouvem-se latidos de cães que povoam a solidão da imensa natureza.»

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...


Sem comentários:

Enviar um comentário