quinta-feira, 2 de outubro de 2014

traga_mundos: um espaço tradicionalmente transmontano

TRAGA-MUNDOS: UM ESPAÇO TRADICIONALMENTE TRANSMONTANO

Imagine-se num mundo onde pudesse juntar todas as tradições, objetos e cultura de um povo. Pois bem, para os transmontanos isto já é possível. Traga- Mundos nasceu em Vila Real para Vila Real. Fomos até lá, perceber junto do proprietário, como surgiu este espaço, o que pretende para o futuro e muito mais.

António Alberto Alves, sociólogo de formação, sempre teve o sonho de abrir uma livraria com o objetivo de dar visibilidade aos autores e cultura transmontana e duriense. Foi assim que nasceu a Traga-Mundos, uma livraria com um conceito diferente e inovador, que pretende chegar mais perto das pessoas e levar a todos as tradições de Trás-os-Montes.
Logo que se entra na Traga-Mundos, sente-se de imediato um clima e um ambiente diferentes do habitual, algo aconchegante e familiar que nos remete para os antepassados que viveram todas aquelas tradições e criaram inúmeros objetos e materiais tão característicos da região.
Como nos explica António Alves, durante a visita guiada pela Traga-Mundos, este espaço conta já com dois anos e meio de existência e foi já possível mudar “ o verbo ao conceito inicial de «queremos» para «estamos» – queremos (estamos a) construir uma referência quando se pensa na região de Trás-os-Montes, nomeadamente do Alto Douro Vinhateiro, seus autores e cultura, vinhas e tradições, produtos e artesanato…”.

Olhando em volta apercebemo-nos de que este sítio está repleto dos mais variados produtos tradicionais, sendo este um dos principais objetivos do proprietário, “mostrar a cultura de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde os livros ao artesanato e também promovendo os eventos”.
LIVROS
Uma livraria dedicada ao Douro e a Trás-os-Montes que incluí obras em prosa ou poesia; romances, novelas e contos; livros técnicos e revistas temáticas; álbuns infanto-juvenis e de banda desenhada; de edições a álbuns de fotografia; de guias turísticos a CD’s e DvD’s. Trabalhos de autores locais e regionais, conhecidos não só a nível regional como também nacional.
VINHOS
Esta é uma loja que proporciona vinhos do Douro, desde o mundialmente conhecido vinho do Porto, ao moscatel, com exemplares de água ardente. Mas aposta principalmente em vinho branco e tinto, nas reservas e outros produtos únicos da região, impossíveis de serem encontrados em grandes superfícies comerciais.
COISAS
Um espaço onde se dá destaque a produtos da agricultura local, familiar e tradicional, desde compotas a ervas aromáticas, de chás a licores, de mel a frutos secos.
LOISAS
Um local onde podemos encontrar peças de artesanato (olaria negra de Bisalhães, cutelaria, máscaras e instrumentos de manufatura tradicional, latoaria e outros artefactos).
EVENTOS
Esta loja tem a preocupação de não ter um papel só comercial e, por isso, fornece à população transmontana e a todos os visitantes da Traga-Mundos exposições, apresentação de livros, tertúlias, workshops, oficinas e, ao terceiro domingo de cada mês um passeio pedestre pela região.

De acordo com António Alves “as pessoas quando vêm aqui não descobrem só os livros editados pelas grandes editoras, aqui também temos algumas coisas que são exclusivas, porque nós fomos à procura delas para que as pessoas as pudessem encontrar”.
Toda esta diversidade de produtos e atividades só é possível graças ao incentivo dado ao proprietário, quer por expositores que tenham a Traga-Mundos como o local ideal para demonstrar os seus produtos, quer por visitantes e a todos os esforços regionais que se unem para conseguir manter este conceito tão familiar.
Embora o objetivo inicial da Traga-Mundos fosse cativar a população de Vila Real para “aprender” e desfrutar da sua própria cultura que este espaço oferece, a loja conseguiu expandir-se para outros públicos, sendo os visitantes da mesma turistas e emigrantes na sua maioria.
Lojas como esta mantêm vivas as tradições funcionando como “um depositário de literatura ou de próprio artesanato”. São também importantes “para a camada mais jovem puder vir cá e aprender”.
Apesar da atual crise económica que o país atravessa, António Alves espera puder conseguir dar continuidade ao trabalho já realizado, mesmo sem o apoio das instituições responsáveis pela cultura e turismo de Vila Real e da região do Douro, nem da imprensa local e regional.
A Traga- Mundos preza o contacto direto com os seus clientes, “uma boa conversa” e “que os visitantes saiam e regressem como amigos”. Porém, inevitavelmente, teve de se render às novas tecnologias e adaptar-se à sociedade atual. A Traga-Mundos dispõe de um blogue, onde disponibiliza toda a informação sobre a livraria, e ainda uma página no facebook, que funciona como uma loja online, uma vez que se pode solicitar a entrega de produtos por correio.

[http://akademia.comunicamos.org/v2/cultura/traga-mundos-um-espaco-tradicionalmente-transmontano/]


Sem comentários:

Enviar um comentário