quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Roteiros literários: Camilo Castelo Branco e António Cabral em Vila Real



Exm.@ Senhor@s

Como aluno do 3º ano da licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, penso poder afirmar que tenho, já estabelecidas, as motivações e os objetivos necessários para determinar o meu futuro profissional.

Uma vez que a Licenciatura que frequento, ao longo destes dois anos, desenvolveu e aprofundou em mim, de forma notável, as competências que ambicionava, proporcionando um novo gosto pelo mundo literário e cultural, principalmente o gosto pela região, que nos transcende emocionalmente e culturalmente, Trás-os-Montes, nomeadamente do Alto Douro.

Achei por bem, que dentro destes objetivos, quer ao nível pessoal quer profissional, seria benéfico contactar de perto com algo que estivesse ligado a esta região. Foi, então, nesse sentido, reconhecendo a Traga-Mundos como a empresa ideal, que solicitei a oportunidade de estagiar na empresa.

Na Traga-Mundos pretendo não só expandir os meus conhecimentos, como também, obter uma visão real do mercado de trabalho: como funciona o interior de uma empresa neste ramo, como lidar com a cultura da região e, mais que tudo, como enaltecer uma região tão rica culturalmente, mas até à data um pouco esquecida.

Durante este período (1 de Outubro – 31 de Dezembro) na Traga – Mundos espero dinamizar um roteiro literário, sob orientação do António Alberto Sampaio Figueira Alves (sociólogo e proprietário da Traga- Mundos) e da Profª Doutora Henriqueta Maria Gonçalves (Profª Catedrática de Literatura Portuguesa na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro).

Todos nós sabemos que os escritores: Camilo Castelo Branco e António Cabral contribuíram muito para os dossiers de prestígio da Literatura Portuguesa. Mas nem todos sabem que o celebre Camilo Castelo Branco viveu parte da sua vida em Vila Real. Portanto cabe-nos a nós realizar um roteiro literário, no qual iremos vaguear pelas ruas históricas de Vila Real, demonstrando pontos históricos que fizeram parte da vida deste escritor romântico. Neste percurso vamos fazer as pessoas recuar um pouco no tempo e imaginar que ali escreveu, viveu e caminhou Camilo.

No que respeita ao percurso literário de homenagem a António Cabral, temos um objetivo muito semelhante: caminhar pela cidade, dar ênfase aos pontos que marcam a sua passagem e teremos ainda o privilégio do atual testemunho da sua esposa Dr.ª Alzira Cabral.

Ademais, espero que estes percursos literários possam, ainda mais, enaltecer o nome desta região e levar as pessoas a pensar, sobretudo, as de Vila Real, que é uma cidade com muitos anos e com muitas estórias para contar, que se sensibilizem e que ajudem a preservar este Jardim Cultural.


João Batista | UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário