quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Linha do Tua

“A Linha do Tua” de Duarte Belo

O livro é um registo fotográfico da paisagem que a linha percorre e constrói, do quilómetro 0 na foz do Tua até ao seu término em Bragança. O livro tem 212 páginas e 347 fotografias, organizadas em séries temáticas, percurso e panorama geral da linha. 

Este livro é um levantamento fotográfico da Linha do Tua. Do quilómetro 0, na foz do rio Tua, ao quilómetro 133, em Bragança, a linha oferece o caminho e o objecto que nos guia o olhar. As imagens registam o processo de conquista do vale do Tua pela natureza agreste, e a ambiguidade entre a violência e a delicadeza que o rasgamento da linha infligiu na morfologia do terreno. Essa construção permitiu o estabelecimento de um traçado contínuo e homogéneo, onde circularam comboios durante 121 anos, articulando paisagens que seriam naturalmente diversas. O abandono progressivo da linha pôs em marcha uma apropriação no sentido inverso, um tempo em que a Natureza e o Homem começaram a tomar conta dos materiais e das suas formas. O olhar de Duarte Belo regista estes processos sem complexos, com a calma e o tempo do percurso pedestre e com particular reverência ao valor patrimonial dos objectos e da paisagem. O resultado é um registo extensivo do que foi a Linha do Tua.

Duarte Belo (Lisboa, 1968). Iniciou actividade como arquitecto e desde 1989 trabalha como fotógrafo. Tem levado a cabo um levantamento fotográfico sistemático da paisagem portuguesa, tendo publicado vários livros sobre o tempo e a forma do território português.

«A Linha do Tua é, no seu início, paralela à Linha do Douro, e ao próprio rio Douro, mas com um declive ascendente acentuado. Ao infletir para norte, deixa o vale do Douro, e entra no vale do Tua, pela margem esquerda do rio. Numa curta inflexão do trajeto ferroviário, há uma paisagem que se transforma profundamente. Pelo seu carácter inesperado, a vista que se colhe da ponte rodoviária, de onde Orlando Ribeiro fez a fotografia, é das mais impressionantes de todo o percurso da linha ferroviária. Para montante temos o vale do Tua, que neste troço se apresenta muito cavado. É a porta de entrada de um universo surpreendente e único que vamos percorrer. A Ponte das Presas e o túnel com o mesmo nome, que imediatamente se lhe segue, são a primeira expressão de uma intervenção humana que constituiu um dos maiores desafios da engenharia portuguesa do século XIX. Todo o conjunto se encontra perfeitamente enquadrado na paisagem, pois todo ele acaba por revelar uma singular delicadeza face à grandiosidade do vale. No local avançam agora as obras de construção da Barragem de Foz-Tua.» (pp.102-103) [Duarte Belo, Portugal – Luz e Sombra]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[disponível também do autor: “Os Rostos de Jesus – uma revelação” com José Tolentino Mendonça]

Sem comentários:

Enviar um comentário