sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Etnoflora da Terra de Miranda

“Etnoflora da Terra de Miranda – Cultibos, Yerbas i Saberes” de Ana Maria Carvalho (coord.) e Margarida Telo Ramos

Mais de 100 plantas usadas na Terra de Miranda, com os seus nomes populares, identificação botânica, dicas e outra informação de interesse.

Guia de usos e saberes sobre plantas silvestres e cultivadas, histórias de gente da Terra de Miranda, que connosco partilhou tradições de muitas vidas. Destaca 122 espécies tradicionalmente usadas, indicando modos de fazer e usar. Refere propriedades medicinais e nutritivas e previne para o consumo adequado e seguro, em particular das plantas medicinais. Valoriza o uso sustentável, boa gestão e conservação dos recursos naturais. Regista património cultural e tradição da Terra de Miranda. Dá dicas para distinguir (morfologia) e encontrar (habitat e ecologia) as espécies mais emblemáticas, complementadas com imagens de plantas e usos.
Descrição: 
Este livro tem por base o inventário e a recolha etnobotânica realizada ao longo de dois anos no âmbito do Projeto Cultibos yerbas i saberes, promovido pela FRAUGA, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, em parceria com o Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e a Escola Superior Agrária (ESAB) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).


«"Chegamos à conclusão que associado a um rico património biológico que existe nesta região transmontana, há também um património imaterial em que as pessoas fazem uso das plantas e do seu habitat natural ao longo dos tempos", avançou a investigadora da ESAB, Ana Maria Carvalho.
Este estudo tem igualmente por objetivo relançar novos cultivos de plantas e dar "novas utilizações à biodiversidade vegetal que existe em toda a extensão da região do Douro Internacional".
O projeto teve como objetivos inventariar, recuperar e conservar património etnobotânico considerando as várias componentes - espécies, usos, práticas e saberes em risco de erosão.
Do trabalho realizado ao longo de dois anos resultaram três publicações: Etnobotânica na Terra de Miranda, que sintetiza os principais resultados alcançados pelo projeto; As Plantas e a Gastronomia da Terra de Miranda, que faz uma incursão no universo das plantas e a sua utilização na cozinha transmontana; e o guia Etnoflora da Terra de Miranda, sobre os usos e saberes relacionados com 122 plantas silvestres.
O guia assinala as propriedades nutritivas e medicinas de cada uma das plantas inventariadas e define o consumo adequado e seguro, em particular das plantas medicinais, ao mesmo tempo que elucida para o uso sustentável, boa gestão e conservação dos recursos naturais.» [Rádio Bragançana]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[disponível também os títulos: “Etnobotânica da Terra de Miranda” e “As Plantas e a Gastronomia da Terra de Miranda”]

Sem comentários:

Enviar um comentário