segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Apresentação de livro de pinturas rupestres

Apresentação do livro “Abrigos Com Pinturas Rupestres de Trás-os-Montes e Alto Douro: Pala Pinta, Penas Róias e Cachão da Rapa” de Luísa Teixeira
com a presença da autora e do editor, António Sá Gué
dia 08 de Agosto de 2014 (sexta-feira), pelas 18h00
na Fundação Casa-Museu Maurício Penha, em Sanfins do Douro (Alijó)
[evento incluído nas Festas da Romaria em Honra da Nossa Senhora da Piedade]


A presente obra corresponde ao estudo de três abrigos rupestres, localizados em Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo como objecto de análise aspectos da paisagem em que estes se inserem, os signos e os testemunhos da cultura material neles encontrados.
As pinturas rupestres são um dos testemunhos das actividades individuais e/ou colectivas ali desenvolvidas, revelando aspectos da vida das comunidades que as produziram, designadamente das suas possíveis crenças religiosas.
Entender algumas das relações das comunidades humanas pretéritas com estes lugares, ajuda-nos a perceber certos comportamentos perante a Natureza.

Luísa Teixeira nasceu em 1983, na vila de Alijó. Passou a sua infância e adolescência, na aldeia vinhateira Póvoa do Douro. Após concluir o ensino secundário, ingressou na Força Aérea Portuguesa, onde prestou serviço, durante 6 anos e meio. Foi louvada e condecorada com a medalha de Comportamento Exemplar, Grau Cobre. Licenciada em Antropologia e Mestre em Arqueologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pós graduada em Criminologia, em Antropologia Biológica e Forense e em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante. Participou em diversas escavações arqueológicas. Foi co-responsável no Projeto de Investigação – PNTA/2010 – Antropização de espaços-formas de adaptação dos recursos naturais e continuidade das ocupações humanas na Pré e Proto-História na Estremadura (Portugal).


António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 2 de Julho a 16 de Agosto de 2014: exposição “Sensibilidades” fotografias a preto-e-branco de Eduardo Teixeira Pinto;
- 15, 16 e 17 de Agosto de 2014: 13.ª Feira do Mel e do Artesanato, Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar);
- de 05 a 21 de Setembro de 2014: Feira do Livro do Porto 2014.

Sem comentários:

Publicar um comentário