quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Alto Douro Vinhateiro

“O Alto Douro – um espaço contrastante em mutação”, 4 volumes, de Maria Helena Mesquita Pina

1.ª Parte – A Região Demarcada do Douro e as suas «auréolas»: uma perspectiva geográfica, 322 p.
2.ª Parte – A Região Demarcada do Douro: enquadramento histórico, institucional e prospectivo, 402 p.
3.ª Parte – Figuras mencionadas nos vols. I e II, 196 p.
4.ª Parte – Anexos, 294 p.

Apesar da singularidade que os vinhedos lhe conferem, a Região Demarcada do Douro não é homogénea, justificando a subdivisão em três sub-regiões: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. Esta diversidade territorial amplia-se ainda mais quando se ultrapassam os limites vinhateiros e se entra nas «auréolas», freguesias envolventes da Região Demarcada, que com ela estabelecem uma relação de intensa complementaridade. Sobressai, assim, um mosaico territorial muito complexo, mas onde o espaço vitivinícola se destaca sempre.
Por outro lado, independentemente da escala de análise, existem problemáticas essenciais, como as demográficas, e, de modo particular, as de um sector agrícola caracterizado por uma deficiente estrutura fundiária, um débil perfil cultural e técnico do agricultor e uma dualidade sócio-estrutural muito pronunciada.
Através de elementos documentais e imagens vivenciais salienta-se um território muito contrastante mas em mutação, com um historial específico e múltiplas potencialidades, se bem que marcado por profundas assimetrias e problemas que urge resolver.

Maria Helena Mesquita Pina, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é autora de múltiplos trabalhos direccionados para as dinâmicas e as problemáticas dos espaços rurais, com particular incidência na Região Demarcada do Douro e espaços de montanha ou naturais. Acresce sempre como linha orientadora dos seus trabalhos a aposta nas estratégias para o desenvolvimento territorial.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponíveis os títulos: “Arquitecturas da Paisagem Vinhateira” Natália Fauvrelle (coord.), “Paisagens de Baco. Identidade, Mercado e Desenvolvimento. Regiões Demarcadas: Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada e Alentejo” de Ana Lavrador, “A Vinha e o Vinho em Portugal. Museus e Espaços Museológicos” Natália Fauvrelle (coord.), “Viver e saber fazer. Tecnologias tradicionais na Região do Douro. Estudos preliminares” Teresa Soeiro, Carlos Coelho Pires, Rui Cortes, José Alves Ribeiro, Hélder Trigo Marques, Gaspar Martins Pereira, Natália Fauvrelle, Nelson Campos Rebanda, José Alexandre Roseira, “Vinhos: arte e manhas em consumos sociais – A apreensão de uma prática sociocultural em contexto de mudança” de Dulce Magalhães, “Produzir e Beber. A Questão do Vinho no Estado Novo” de Dulce Freire, “Memórias do Vinho” de Maria João de Almeida e Paulo Laureano, “O Alto Douro – Um Espaço Contrastante Em Mutação” 4 volumes de Maria Helena Mesquita Pina, “Vinhos de Portugal . Da vinha ao vinho, variedades e regiões” de Ceferino Carrera, “Vinho do Porto e a Região do Douro. História da Primeira Região Demarcada” de Ceferino Carrera, “História do Douro e do Vinho do Porto – Volume 1 – História Antiga de Região Duriense” Carlos A. Brochado de Almeida (coord.), “História do Douro e do Vinho do Porto – Volume 4 – Crise e Reconstrução. O Douro e o Vinho do Porto no Século XIX” Gaspar Martins Pereira (coord.), “Outros Territórios do Vinho | Other Territories of Wine” de Manuel de Novaes Cabral edição bilingue, “O Alto Douro Entre o Livre-Cambismo e o Proteccionismo” de Carla Sequeira e “Memória de Pedra” fotografias de Claude Médale texto de Gaspar Martins Pereira]

Sem comentários:

Enviar um comentário