segunda-feira, 30 de novembro de 2020

dia da LIVRARIA e do LIVREIRO


Dia da LIVRARIA e do LIVREIRO comemora-se a 30 de Novembro


Um pouco por todo o país as livrarias preparam-se para comemorar com os seus leitores este dia. A comemoração faz-se, este ano, mostrando ao país uma imensa rede de livreiros prontos para, com máscara e olhos nos olhos, aconselhar livros, aquilo que melhor sabem fazer.


Desde 2012 que se comemora em Portugal o Dia da Livraria e do Livreiro, nessa altura por iniciativa do movimento Encontro Livreiro e a Fundação José Saramago, inspirado por ventos vindos do país vizinho e assinalando o aniversário da morte de Fernando Pessoa e de Fernando Assis Pacheco (este último, precisamente numa livraria de Lisboa) a 30 de Novembro.


Em 2020 e após alguns anos de pausa a RELI – Rede de Livrarias Independentes faz renascer a iniciativa numa altura em que é fundamental salientar a importância que as livrarias independentes têm no tecido cultural das cidades mas também na vida de cada leitor. Para assinalar este dia a RELI recolheu vários testemunhos de leitores amigos das livrarias independentes e criou um cartaz que chama a atenção para a importância da proximidade do leitor com o seu livreiro e com a sua livraria de bairro. Numa altura em que uma pandemia ameaça a sobrevivência das livrarias de proximidade cabe a todos unirmo-nos pelas livrarias indo a livrarias independentes, aconselhando-se com o seu livreiro. Com máscara e olhos nos olhos.

 


“Um famoso adágio diz que conhecimento é saber que o tomate é um fruto; sabedoria é saber que não se põe tomate na salada de frutas. O mesmo se passa com os livros. Conhecimento é saber que os livros se encontram em todo o lado, mesmo em supermercados e bombas de gasolina; sabedoria é comprá-los nas livrarias independentes, de bairro, de conforto. Ainda por cima com uma vantagem extra: é nelas que pode encontrar verdadeiros livreiros, os linces da Malcata do comércio.” Pedro Vieira

“Se houvesse um lugar onde pudéssemos partir a qualquer momento para uma aventura diferente, visitar lugares inusitados, entrar pela vida e espírito de pessoas distantes no tempo e no espaço ou diferentes de nós, assim desafiando formas de pensar e de olhar – não iríamos querer protegê-lo a qualquer custo e contra qualquer ameaça?

Mais, se nesse lugar existisse uma pessoa que conhece melhor que ninguém cada porta e para onde ela abre, que porventura nos conhece e sabe de que tipo de aventuras desfrutamos, não quereríamos enaltecê-la pelo papel fundamental que desempenha nas nossas vidas?” Joana Bértholo

[ler mais depoimentos em https://www.reli.pt/30-de-novembro-dia-da-livraria-e-do-livreiro/]

Sem comentários:

Enviar um comentário