quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Edição suplementar do jornal Mapa #29

 



Já anda por aí a edição suplementar do Jornal Mapa em parceria com o projeto Terra Batida (Parasita Associação) e Buala e que está disponível nos eventos a decorrer no Festival Alkantara. Edição extra que os assinantes irão receber a partir da próxima semana junto com MAPA #29.

Nesta edição de 16 páginas em torno das Lutas pelo Território, com capa ilustrada por Bego Claveria, Marta Lança e Rita Natálio apresentam “Estratégias para acarrar: Terra Batida”, uma sumula do projeto de artes e intervenção em curso; Téofilo Fagundes lança “Uma perspectiva libertária sobre a Luta contra a Mineração” e Filipe Nunes dá conta de uma serie de lutas em torno da poluição das águas e a história dos protestos no Rio Alviela; e reflete ainda sobre as transformações da paisagem no Alentejo em “Devedores à Terra”. No âmbito das residências Terra Batida, Ana Rita Teodoro e Alina Ruiz Folini propõem um oráculo para “Ler Seres Vegetais” e religar alimento e afeto; Sílvia das Fadas, a partir do anarquista Gonçalves Correia que lhe inspirou o filme “Luz, Clarão, Fulgor” escreve uma “Carta aos Rurais. Defensores da Terra chamados a cuidar da Terra” e Joana Levi, a propósito da performance Rasante, escreve sobre cegonhas em “Lixo Humano, Território Animal”.

O mote desta edição comporta em «território» o desafio de se ultrapassar a redutora dimensão ambiental dos conflitos, sublinhando o lado social e a capacidade transformadora que estes processos desencadeiam. Nas comunidades e na relação humana com a natureza, seja ela individual ou coletiva. No potencial de subverter hierarquias ou os primados cegos da economia industrial. Na possibilidade de se regenerar a paisagem a partir da participação plena e direta das pessoas e de observação atenta do que os demais seres nos comunicam, integrando esse saber natural no ato humano que é hoje uma «paisagem».

 Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário