terça-feira, 18 de abril de 2017

Comércio Tradicional


“Comércio Tradicional – memórias futuras” de Duarte Carvalho

«O Comércio tradicional foi uma forma de fazer e viver que passou com(o) o tempo, e mudou, ou antes acabou, com o progresso, e a globalização, o aparecimento das grandes superfícies e a sua economia de mercado e condições atrativas, que desviaram os clientes. Os seus estabelecimentos tinham características próprias e distintivas, uma aparência arcaica e um mostruário próprio em termos de organização e conteúdo, generalista ou específico. Apresentavam ainda um intrínseco carácter de proximidade com o cliente em termos de relação comunitária, identidade e comunicação, que já não existem hoje, com o ser impessoal do hipermercado.

Tudo isso passou de forma inapelável e já ninguém trata os clientes pelo nome…

A não ser nos poucos exemplos desta outra forma de fazer o comércio, que ainda resistem por teimosia, por saudosismo ou por necessidade de subsistência, apesar da fraca rentabilidade financeira.

É aquilo que ainda existe, numa homenagem e agradecimento franco aos seus proprietários, que mantêm o valor patrimonial que têm em mãos sabe-se lá como, que mostrámos em diaporama e livro.

21 estabelecimentos, generalistas ou específicos, do mais variado ramo, desde o vestuário às papelarias, dos utensílios e miudezas aos artífices, do material de construção e agrícola à eletricidade. Já não há mercearias em Vila Real, mas mostrámos a única que ainda está equipada, e de que maneira…

E o futuro? Esperamos que haja futuro, mas a realidade demonstra que é quase impossível…

Talvez as modas virem e possam chegar a este comércio de outros tempos.

Para já fica este este nosso contributo, estas MEMÓRIAS FUTURAS!» [Arquivo de Memórias]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponíveis as seguintes obras do autor: “Barbearias” exposição de fotografia e objectos de Duarte Carvalho;“Construtores de instrumentos musicais de Trás-os-Montes e Alto Douro” Texto de Salustiano Lopes, com 43 fotografias de Duarte Carvalho e Salustiano Lopes, Cadernos do Museu do Som e da Imagem (n.º 10)]

Sem comentários:

Enviar um comentário