terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Mosteiro das Chagas, Lamego


“O Mosteiro das Chagas de Lamego – Vivências, Espaços e Espólio Litúrgico 1588-1906” de José Sidónio Meneses da Silva

«O Mosteiro das Chagas de Lamego, da Ordem de Santa Clara, cuja fundação remonta a 1588, foi um dos espaços mais importantes não só da urbe lamecense, mas de toda a região, durante mais de três séculos. O significado e a importância religiosa, histórica e artística que este mosteiro teve levou-nos à realização deste estudo, no qual procuramos dar a conhecer uma visão conjunta deste complexo monástico, o conhecimento da sua orgânica espacial e a íntima relação entre a comunidade, o seu modo de vida e os diversos espaços do mesmo.
De todo o complexo, mereceu especial referência a igreja, o único espaço que chegou até aos nossos dias, ainda que mutilada, o claustro principal e suas capelas devocionais e o valiosíssimo espólio, que se encontra no Museu de Lamego, do qual se destaca a paramentaria litúrgica, as peças de ourivesaria e a talha dourada.»

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...



Sem comentários:

Enviar um comentário