sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Experiência etnográfica em ciências sociais


“Experiências Etnográficas em Ciências Sociais” Telmo H. Caria (Org.)

«Como se faz e pensa a etnografia em Ciências Sociais em Portugal?
Esta é a pergunta central a que os autores pretendem responder através das nove contribuições que se apresentam neste livro.
Ele pretende ser, assim, um contributo para o desenvolvimento de uma teoria social sobre a investigação etnográfica em Ciências Sociais. A sua proposta é conjugar e fazer coexistir a linguagem da experiência, de estar e pensar no trabalho de campo, com a linguagem da teoria, que permite objectivar e racionalizar o que ocorre. Será a partir desta coexistência que se poderá aspirar a traduzir comceptualmente a experiência na linguagem da teoria social. Ao reflectir-se sobre a experiência da etnografia está-se a actura numa zona de fronteira entre a ciência consagrada e instituída (os produtos científicos) e os seus usos contextuais em diferentes disciplinas, convocando a cultura e identidade científico-disciplinares para uma zona de transacção comum, por vezes «impura» e heterogénea. É a eventual consciência dos perigos dos lugares de fronteira interdisciplinares que justifica o continuado silenciamento ou a parcial ocultação da reflexão sobre os processos de construção cognitiva e cultural dos objectos científicos de estudos em Ciências Sociais, que deveria ocorrer na produção escrita e no debate legítimos sobre as metedologias de investigação.

Telmo H. Caria é sociólogo. Professor do departamento de Economia e Sociologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
LUÍS FERNANDES Um diário de campo nos territórios psicotrópicos: as facetas da escrita etnográfica.
PAULO RAPOSO A construção antropológica de um terreno: performances culturais.
ELÍSIO ESTANQUE Um sociólogo na fábrica: para uma metodologia da envolvência social.
RICARDO VIEIRA Vidas revividas: etnografia, biografias e descoberta de novos sentidos.
MANUELA RIBEIRO E como é que, realmente, se chega às pessoas? Considerações introdutórias sobre as notas e o trabalho de campo como processo social.
LUÍS SILVA PEREIRA "Qué hace por estas tierras?": um antropólogo português entre os Mapuche.
AMÉLIA FRAZÃO-MOREIRA Aprender Etnobotânica em terras de África: trabalho de campo entre os Nalu da Guiné-Bissau.
MANUELA FERREIRA Os estranhos "sabores" da perplexidade numa etnografia com crianças em Jardim de Infância.
MANUEL CARLOS SILVA Trajecto e estratégia de pesquisa em meio rural.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível do autor o seguinte título: “Etnografia e Intervenção Social – Por Uma Praxis Reflexiva”]

Sem comentários:

Enviar um comentário