quinta-feira, 2 de junho de 2016

Um olhar sobre o Reino Maravilhoso


“Um Olhar sobre o Reino Maravilhoso” exposição de fotografia por Anabela Quelhas
de 1 a 30 de Junho de 2016
inauguração: dia 9 de Junho de 2016, (quinta-feira), pelas 21h00
[também no âmbito de “Vila Real – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016”]
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


Esta pequena mostra centra-se em 21 fotografias da região transmontana, normalmente apelidada por Reino Maravilhoso, parafraseando Miguel Torga.

Foi uma selecção realizada para oferta à rádio Burela (Galiza), no âmbito do projecto “A cultura que une”, pretendendo evocar o escritor Miguel Torga, escolhido este ano como homenageado neste projeto que se inicia, e simultaneamente fazê-lo através das imagens recolhidas pela câmara fotográfica, na região trasmontana próxima da cidade de Vila Real.

A autora realiza fotografia regularmente como ensaio estético, encontrando na região onde tem raízes, muitos motivos de inspiração, que tenta fixar no registo fotográfico e partilhar na comunidade digital.

Miguel Torga ensinou-a ler esta terra imensa, feita de mares de granito e de xisto, de montes, de vales e de rios sinuosamente belos, levou-a a lugares que desconhecia, influenciou-a na sua avaliação sobre os sítios e as gentes e no desenho das suas opções estéticas que se concretizam em diversas vertentes. A fotografia é uma delas.

Não é uma fotógrafa profissional, não se faz acompanhar de equipamento fabuloso, nem tem paciência para o “põe e tira lente, abre e fecha diafragma, monta e desmonta tripé”.

A primeira qualidade que Anabela Quelhas vê numa máquina fotográfica, é o seu peso, o seu tamanho comparado com a dimensão do seu bolso, se fotografa sem flash e se é automática. Transporta-a com frequência no dia-a-dia e não lhe dá bons tratos. Elas gastam-se em dois anos, especialmente e lamentavelmente, após a garantia se esgotar- excesso de cliques é sempre o diagnóstico do fim do seu equipamento.

Na fotografia procura o inesperado, aquilo que é irrepetível e nos últimos anos tenta descobrir realidades virtuais, que acontecem à sua volta e que as pessoas distraidamente desprezam ou ignoram.

A presente mostra é muito eclética – mostra o rural, o urbano, o popular, o erudito e os devaneios do seu olhar- favorece a contraluz, os enquadramentos, a cor ou ausência dela, o contraste, a psicologia da cor e pontualmente a manipulação da imagem.

A sua ação de fotografar é um gesto instintivo, rápido e de grande liberdade, sem compromisso com nada, estimulado apenas pelo olhar e pela avaliação rápida na decisão de fotografar ou não. Intitula-se com uma recolectora de imagens, onde faz acontecer o efémero e o duradouro - o efémero na atitude quase reflexa da recolha de imagens e o tempo infinito que investe na observação das mesmas, descobrindo, redescobrindo e seleccionando pormenores que posteriormente são apreciados e trabalhados, explorando diversas potencialidades da realidade captada. Em simultâneo cada fotografia é um auto-retrato, pois é a sua interpretação da realidade, um espelho das suas memórias, das suas vivências, dos seus sonhos e da sua cultura.

Nesta mostra a cultura chama-se Reino Maravilhoso, uma homenagem a Miguel Torga.
           
Qual é a sua fotografia favorita? A próxima.

Espaços net da autora:

Anabela Quelhas, arquitecta, licenciada pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, com obras construídas, discípula do arquitecto José Maria Pulido Valente. Desenvolve regularmente actividade relacionada com arquitectura, fotografia, pintura, vitral e artes gráficas, nomeadamente ilustração.
Professora profissionalizada do ensino básico e secundário. Autora de diversos projectos artísticos/pedagógicos – 4 premiados a nível nacional – exposições pedagógicas e registos digitais. Pratica o exercício da escrita criativa e da poesia.
Não respeita o AO.


António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- 18 de Junho de 2016, sábado: participação com uma banca de livros, e mais algumas coisas e loisas, no Mercadinho da Capella, no âmbito do Projeto Capella, em Arroios, Vila Real – inclui também a actuação de Calhau e Cronópios e Famas, às 18h00;
- Junho de 2016: “Actos da Cultura Galego-Portuguesa”, Cultura Que Une, Pontevedra, Galiza;
- dias 16 e 17 de Julho de 2016: participação com uma banca de livros, mais algumas coisas e loisas, no PAN - Encontro e Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda, em Morille, Salamanca;
- dias 31 de Julho e 1 de Agosto de 2016: participação com uma banca de livros, mais algumas coisas e loisas, no PAN - Encontro e Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda, em Carviçais, Torre de Moncorvo;
- dia 1 de Outubro de 2016: palestra “Guiné-Bissau, terra sabi!” por António Alberto Alves, na Fundación Vicente Risco, Allariz, Galiza.
- e ao longo de 2016 haverá mais, sempre muito mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário