quinta-feira, 30 de junho de 2016

A Revolução Liberal em Trás-os-Montes (1820-1834)


“A Revolução Liberal em Trás-os-Montes (1820-1834) – O Povo e as Elites” de António Monteiro Cardoso

Mais de meio século volvido sobre o final das lutas liberais ainda se encontra em aberto questão de saber qual a atitude que a população portuguesa assumiu naquele conflito.
A ideia firmada ao longo do século XIX de um apoio popular generalizado à contra-revolução e a D. Miguel, sobretudo por parte da população rural, tem contribuído para um deficiente conhecimento da base social de liberais e absolutistas.
Tomando como objecto de estudo a província de Trás-os-Montes, teatro de sucessivas rebeliões absolutistas, procura-se nesta obra conhecer melhor essas movimentações, bem como os que se lhe opuseram. Incidindo numa área predominantemente rural, o presente estudo insere-se na problemática da politização das camadas populares na primeira metade do século XIX. 
António Monteiro Cardoso é doutor em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE e membro do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[disponível também do autor o seguinte título: “Boas Fadas Que Te Fadem”]

Sem comentários:

Enviar um comentário