quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Soldado Milhões - jogo de cartas


“Millions” – The Last Soldier | O Último Soldado”
autor David Mendes
ilustração Daniel Souto
em português, castelhano e inglês
ano 2015


Este jogo narra a história do destemido Herói Português da Primeira Guerra Mundial, Aníbal Milhais, cuja valentia e determinação o eternizou na História de Portugal.
Vencer batalhas e escapar do Barão Vermelho parece um desafio de jogo simples, no entanto, só o jogador mais atento e com melhor estratégia poderá vencer.
Um jogo inteligente, divertido e cheio de curiosidades históricas que vai mudar os jantares de família e os serões de amigos. “Tu és Milhais, mas vales Milhões!”

Característica & Conteúdo:

72 Cartas.
1 Manual de regras (contém curiosidades da Primeira Guerra Mundial e a biografia dos personagens do jogo)

Socialização, Atenção, Raciocínio e Lógica.


David Mendes, criador do jogo, project manager e professor de história, explica o que está por trás do jogo.

Millions representa o Aníbal Milhais, um herói português que sobreviveu após defrontar um batalhão de alemãos com a metralhadora “Luisinha” e um pacote de amêndoas, durante a I Guerra Mundial. De origem humilde, teve um papel determinante na Batalha de La Lys ao evitar uma tragédia maior. Permaneceu sozinho, na frente, para cobrir a retirada dos seus companheiros. Com a “Luisinha”, disparou de vários pontos para criar a ilusão, às tropas alemãs, que ali estariam muitos soldados. O pacote de amêndoas doces era o seu alimento até regressar ao acampamento das tropas portuguesas. O soldado recebeu a distinção militar, a Torre de Espada e o seu comandante Ferreira do Amaral, eternizou-o na História de Portugal, com a expressão: “Tu és Milhais, mas vales milhões.”

A mecânica do jogo é “simples e intuitiva”, assinala David Mendes, mas “só o jogador mais atento e estratega poderá vencer”. Explica que “cada sessão de jogo tem uma duração aproximada de 15 minutos, durante os quais, os jogadores competem entre si, com o objectivo de vencer o maior número de batalhas para ganhar os pontos positivos. Pelo meio existem 4 cartas “Barão Vermelho”, que nos dão pontos negativos. Estas cartas devem ser evitadas e devemos tentar fazer que os nossos adversários fiquem com elas”.

A narrativa da ilustração das cartas foi desenvolvida por forma a explicar e transmitir várias curiosidades sobre a I Guerra Mundial e a participação de Portugal neste conflito. Há alusões aos ratos que inundavam as trincheiras, ao pão que chegava duro à frente de batalha e ainda ao famoso “Stubby” um cão americano, que acabou promovido à patente de Sargento e no final de vida ainda frequentou a universidade. É mais um jogo de tabuleiro que promete mudar os serões entre famílias e amigos.

-----

Este jogo narra a história do destemido soldado Milhões e a sua aventura contra o exército alemão. A história do jogo, uma parte verdadeira, outra ficcional, pretende acima de tudo, dar a conhecer e perpetuar a vida e história deste herói nacional.

Durante o jogo, o soldado Milhões, têm como adversário o brilhante e destemido piloto alemão “Barão Vermelho”. Ao longo de 12 (doze) dias têm de estrategicamente vencer as 8 (oito) batalhas e escarpar-se das garras do “Barão Vermelho” que está sempre à espreita para complicar a vida do nosso soldado.
Parece um desafio de jogo simples, no entanto, só o jogador mais atento e estratega poderá vencer.

A narrativa da ilustração das cartas foi desenvolvida por forma a explicar e transmitir várias curiosidades sobre a I Guerra Mundial e a participação de Portugal neste conflito. Há alusões aos ratos que inundavam as trincheiras, ao pão que chegava duro à frente de batalha e ainda ao famoso “Stubby” um cão americano, que acabou promovido à patente de Sargento e no final de vida ainda frequentou a universidade.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponíveis os seguintes títulos: “O Herói Português da I Guerra Mundial” de Francisco Galope, “Aníbal Milhais – Um Herói Chamado Milhões” texto José Jorge Letria, ilustrações Nuno Saraiva]

Sem comentários:

Enviar um comentário