sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Natal dos Caretos, nordeste transmontano


“Natal dos Caretos” texto António Tiza, desenhos José Da Fonte

Tiago, uma criança de onze anos, lisboeta de origem transmontana, de regresso às origens descobre que na terra de seus pais se celebra o Natal de uma forma diferente do habitual, com personagens mágicas, misteriosas, enigmáticas – os caretos. É seu avô Manuel que o vai introduzindo nestes mistérios, pelo conhecimento que lhe vai transmitindo, do passado e do presente, o que provoca em Tiago a ilusão de vir a ser iniciado nestes rituais, quando chegar o seu tempo.

António Pinelo Tiza é natural de Varge (Bragança).
Estudou Teologia em Bragança e Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo concluído a licenciatura. Defendeu a tese de doutoramento em Ciências Sociais na Universidade de Valladolid, com a classificação de “Sobresaliente cum laude”. Foi professor do ensino básico, secundário e superior.
Participa em antologias e revistas com artigos sobre Etnografia e Educação: “Brigantia”, de Bragança; “Tellus”, de Vila Real; “Jornal de Letras”, de Lisboa; “Stvdia Zamorensia”, de Zamora, “El Filandar / O Fiadeiro”, de Zamora, “Jentilbaratz – Cuadernos de Folklore” do País Basco, e outras.
Foi Presidente da Região de Turismo do Nordeste Transmontano (1998-2002). Actualmente desempenha as funções de Presidente da Direcção da Academia Ibérica da Máscara e Vice-Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes. É membro da Associação Portuguesa de Escritores.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[disponível também os seguintes títulos do autor: “O Diabo e as Cinzas” e “Inverno Mágico – Ritos e mistérios Transmontanos” Volume I e Volume II]


Sem comentários:

Enviar um comentário