sábado, 5 de setembro de 2015

um cibinho, por Alexandra Aguiar Alves


Viva!

Ora, venho dar a conhecer um “cibinho” da mais recente colaboradora da “nossa” tão bem recheada livraria Traga_Mundos.

Alexandra Aguiar Alves, nascida e criada em Campanhó, a 18 de Junho de 1987, uma pequena aldeia transmontana rodeada de montes e vales, pertencente ao concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, desde bem cedo se interessou pelas suas raízes. Onde viveu até aos 19 anos e estudou, fora da escola os tempos eram passados a ajudar a família em trabalhos de campo, na agricultura e a brincar e explorar livremente o meio à sua volta. Conta que: “vivem em comunidade, uns ajudam os outros e partilham o que a terra dá, inventavam brincadeiras, cantavam a trabalhar apesar da dureza e toda gente se conhece”, características bem do nosso povo transmontano.

Neta de carpinteiro, costureira e agricultores envergou por estudos artísticos, terminando a licenciatura em 2011 de Animação e Produção Artística na Escola Superior da Educação de Bragança. Desde então tem vindo a desenvolver alguns trabalhos na área de contação de histórias para crianças, animação, realização de eventos, busca e recolha das raízes que os tempos foram apagando,... contactando muito directamente com os povos.

“Desde sempre me despertou curiosidade de conhecer o que haveria atrás daquele monte e do outro e do outro... movendo-me pelo encanto que ia encontrando neste Reino Maravilhoso , encontrei em cada cantinho a sua essência e para mim vir às origens/ raízes é um alimento para a alma.
Uma constante inspiração ao ver/rever ou descobrir/redescobrir paisagens, águas cristalinas de rios e ribeiras, gentes, costumes, sabores, odores, histórias do arco-da-velha... respingadas com um *plim* de magia e misticismo.

Ao conhecer a livraria Traga_Mundos senti-me em casa, com um espólio riquíssimo sobre a nossa bela região, um poço de cultura, aprendizagem, uma viagem pelo imenso mundo que nos rodeia!
Não podendo deixar de dizer que sou uma apaixonada pela Natureza e somos privilegiados por estar rodeados pela sublime e majestosa paisagem natural envolvente.

É com gratidão e enorme gosto e carinho que abraço a oportunidade de servir o público da Traga_Mundos, pretendendo responder às necessidades e intervir em prole da sua expansão de forma a dar a conhecer os encantos do Reino, já denominado de, Maravilhoso (por: Miguel Torga), promovendo uma consciência social através da arte e cultura, chegando ao máximo de população habitante e/ou visitante.

Bem-Haja

Alexandra Aguiar Alves
Reino Maravilhoso, Setembro 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário