domingo, 13 de setembro de 2015

Hernâni Gonçalves - Porto, desporto e bitaites


“Hernâni Gonçalves – Porto, desporto e bitaites...” de Carlos Januário

Hernâni Gonçalves (1940-2014), nasceu a 8 de Setembro de 1940 na freguesia da Sé, em Bragança, dia de Nossa Senhora da Serra de Nogueira, a sua padroeira. Biografia do antigo treinador-adjunto e preparador físico do FC Porto.

«O cidadão, professor, preparador físico, treinador, patrono, político, comentador e cronistasão os oito capítulos da obra que retrata o percurso singular de uma figura ímpar do Norte e do desporto português. A biografia de “Hernâni Gonçalves - Porto, desporto e bitaites…”, da autoria de Carlos Januário, foi lançada no Auditório da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que encheu para prestar homenagem a título póstumo ao homem que dizia não ter razões de queixa da vida.

“O título é fácil de explicar: Porto, pela sua ligação ao FC Porto e à cidade do Porto; desporto pela ligação à educação física, ao desporto, enquanto preparador físico, treinador e patrono de uma escola; e 'bitaites', pelas suas intervenções marcadas pela fina ironia, inteligência e elegância sobre os mais diversos temas”, afirmou Carlos Januário, referindo-se a uma obra que resume “uma vida carregada de vivências” e que resultou de uma investigação sustentada em documentos, jornais, revistas e depoimentos, em que contou com o apoio da família daquele que foi também um fervoroso adepto do clube azul e branco.

O filho do antigo treinador portista José Maria Pedroto, com quem entrou para o FC Porto para fazer parte da primeira equipa técnica da história do futebol português, sublinhou a “marca indelével” que Hernâni Gonçalves deixou “na cidade, nas pessoas, nas instituições e nos amigos que tiveram o privilégio de privar com ele, de beber da sua experiência, da sua enorme sabedoria e da sua inesgotável energia”. Rui Pedroto citou Abel Salazar para se referir à forma como sempre encarou a vida: “Da mesma forma que o médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe, o preparador físico que só sabe de preparação física, nem de preparação física sabe. Ele tinha um espírito curioso e desassossegado, não se limitou a trilhar o caminho da profissão, foi sempre mais além”.

Foi em 1973 que Hernâni Gonçalves entrou no FC Porto, tendo permanecido durante 22 anos na estrutura técnica do futebol azul e branco. Venceu oito Campeonatos Nacionais e sete Taças de Portugal, contando ainda no currículo com duas passagens pela Federação Portuguesa de Futebol, primeiro como adjunto de Pedroto e mais tarde de António Oliveira. Exerceu igualmente funções de vereador na Câmara do Porto durante o mandato de Fernando Gomes, actual vice-presidente do clube. Foi ainda cronista do Jornal de Notícias e comentador desportivo na televisão. Faleceu a 25 de Abril do ano passado, aos 73 anos.» [Futebol Clube do Porto]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário