segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto

“Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto” Manuel Pintão e Carlos Cabral

O vinho do Porto é uma instituição nacional e tem a capacidade de representar a Nação portuguesa e o seu povo. A bibliografia disponível sobre este tema é vasta, mas não existia, até agora, um dicionário, como este que agora apresentamos.
Resultado de seis anos de pesquisa, esta obra reúne mais de 3000 entradas e de 600 imagens, resumindo a história do vinho do Porto e abrindo pistas para novas investigações.
Único no mundo dos vinhos, o Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto é uma publicação completa, de grande interesse não só para pesquisadores e historiadores, mas também para qualquer verdadeiro amante do vinho do Porto.

A obra reúne o vasto conhecimento sobre o vinho do Porto dos autores: Carlos Cabral e do português Manuel Pintão, que durante seis anos fizeram pesquisas sobre essa bebida.
Para a produção do livro, os autores realizaram visitas a Casas Produtoras de Vinho do Porto (antigas e atuais) e pesquisaram a história da região do Douro, pessoas ligadas à história desse vinho, a geografia física e humana da região, as castas cultivadas, ampleografia, geologia, vinificação, legislação, comércio local e internacional, folclore, literatura, órgãos do governo que legislam e controlam vinhos, tipos e muito mais.
São mais de três mil verbetes, enriquecidos com 620 ilustrações em cores e reunidos em 575 páginas. O “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto”, único no mundo dos vinhos, traz informações sobre a história e produção do Vinho do Porto, pioneiro no uso de garrafa de vidro e que utiliza um cálice com design próprio para a degustação.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponíveis os títulos: “Arquitecturas da Paisagem Vinhateira” Natália Fauvrelle (coord.), “Paisagens de Baco. Identidade, Mercado e Desenvolvimento. Regiões Demarcadas: Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada e Alentejo” de Ana Lavrador, “A Vinha e o Vinho em Portugal. Museus e Espaços Museológicos” Natália Fauvrelle (coord.), “Viver e saber fazer. Tecnologias tradicionais na Região do Douro. Estudos preliminares” Teresa Soeiro, Carlos Coelho Pires, Rui Cortes, José Alves Ribeiro, Hélder Trigo Marques, Gaspar Martins Pereira, Natália Fauvrelle, Nelson Campos Rebanda, José Alexandre Roseira, “Vinhos: arte e manhas em consumos sociais – A apreensão de uma prática sociocultural em contexto de mudança” de Dulce Magalhães, “Produzir e Beber. A Questão do Vinho no Estado Novo” de Dulce Freire, “Memórias do Vinho” de Maria João de Almeida e Paulo Laureano, “O Alto Douro – Um Espaço Contrastante Em Mutação” 4 volumes de Maria Helena Mesquita Pina, “Vinhos de Portugal . Da vinha ao vinho, variedades e regiões” de Ceferino Carrera, “Vinho do Porto e a Região do Douro. História da Primeira Região Demarcada” de Ceferino Carrera, “História do Douro e do Vinho do Porto – Volume 1 – História Antiga de Região Duriense” Carlos A. Brochado de Almeida (coord.), “História do Douro e do Vinho do Porto – Volume 4 – Crise e Reconstrução. O Douro e o Vinho do Porto no Século XIX” Gaspar Martins Pereira (coord.), “Outros Territórios do Vinho | Other Territories of Wine” de Manuel de Novaes Cabral edição bilingue, “O Alto Douro Entre o Livre-Cambismo e o Proteccionismo” de Carla Sequeira,“Memória de Pedra” fotografias de Claude Médale texto de Gaspar Martins Pereira, “Douro – Rio, Gente e Vinho” de António Barreto]

Sem comentários:

Enviar um comentário