segunda-feira, 12 de maio de 2014

Apresentação do livro "Raúl Rêgo - o Jornalista e o Político"



Apresentação do livro “Raúl Rêgo – o Jornalista e o Político”
pela autora: Natália Neves dos Santos
dia 16 de Maio de 2014 (sexta-feira), pelas 21h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


"A minha geração foi uma das sacrificadas. Espero que o meu sacrifício aproveite à paz e progresso de meus filhos."
Raúl Rêgo, 1973
_____________________

«Homem da História e de estórias. Homem de palavra e de palavras. Homem de uma só cara e de múltiplas facetas. Assim foi Raúl da Assunção Pimenta Rêgo (1913-2002), mais conhecido por Raúl Rêgo (ou Raul Rego, na grafia actual), um dos protagonistas da história contemporânea portuguesa do século XX.

Transmontano nascido em Morais (Macedo de Cavaleiros), Rêgo deixou a terra-natal aos 13 anos, para prosseguir os estudos, ingressando na Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria.

Abandonou o seminário poucos meses antes de ser ordenado sacerdote, mas nem por isso desprezou o que de melhor recebera durante os anos vividos enquanto seminarista: a bagagem intelectual e moral entretanto adquirida e a forte amizade que, naquele meio, construíra com um dos seus professores, o padre Joaquim Alves Correia, pessoa sobre quem o transmontano dizia ter sido a sua principal referência ao longo da vida.

De regresso ao mundo laico e secular, Raúl Rêgo desenvolveu uma vasta actividade profissional na imprensa, como jornalista, sofrendo, diariamente e durante décadas, o peso da censura que sufocou o país até à Revolução dos Cravos.


Ao mesmo tempo, acérrimo opositor do regime salazarista/marcelista, Rêgo participou em variados actos e movimentos antifascistas, evidenciando desde cedo a sua afeição aos ideais republicanos, democratas e socialistas pelos quais pautou a sua vida pública.

A estes atributos outros se adicionaram, em testemunho do vasto trajecto profissional, cívico e cultural que percorreu: professor, historiador, maçon, homem da arte e da cultura. Partindo da reconstituição e da interpretação das suas principais vivências entre 1913 e 1974, somos convidados a revisitar e a repensar conceitos e realidades que, estranhamente ou não, nos deveriam ser mais próximos e familiares nos tempos que correm: democracia, direitos humanos, cidadania, educação cívica, patriotismo, escola pública, justiça, igualdade perante a lei, solidariedade, tolerância, justa distribuição da riqueza, cooperação internacional.

Em última instância, esperamos que, com o presente trabalho de investigação sobre Raúl Rêgo, possamos contribuir também para o despertar desses valores cívicos.»
[texto inserido na contracapa da autoria de Natália Neves dos Santos]


A obra é da autoria da historiadora Natália Neves dos Santos, que sob a orientação do Professor Doutor Luís Reis Torgal (autor do prefácio da obra final que agora se publica) apresentou, em 2007, uma dissertação de mestrado sobre o transmontano que, como sublinha a autora, “desenvolveu uma vasta actividade profissional na imprensa, como jornalista, sofrendo, diariamente e durante décadas, o peso da censura que sufocou o país até à Revolução dos Cravos.”
“Raúl Rêgo - o Jornalista e o Político” é assim uma obra cujo sentido que sempre faria assume agora um enfatizado simbolismo no ano em que se comemoram os 40 anos do 25 de Abril.
Por todos os óbvios motivos, este foi um desafio que surgiu e ao qual não poderíamos responder de outra forma que não a afirmativa.

[A foto é de Rui Ochoa, que gentilmente cedeu os respectivos direitos de utilização para dar rosto à capa da obra]

Natália Neves dos Santos, vai andar em digressão por terras transmontanas para falar da obra e dar a conhecer melhor este Homem tão "nosso".
16 de Maio | 21h00 - Traga-Mundos - livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, Vila Real
17 de Maio | 16h00 - Museu do Abade de Baçal, Bragança
17 de Maio | 21h00 - Poética - livros, arte e eventos, Macedo de Cavaleiros



António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 5 a 31 de Maio de 2014: exposição “O Prazer de Fotografar” fotografias a preto-e-branco de Eduardo Teixeira Pinto;
- dias 10 e 11 de Maio de 2014, sábado e domingo: participação no Mercado de Aromas e Sabores – Exposição de Produtos do Norte de Portugal, no Clube dos Fenianos, Porto (ao lado da Câmara Municipal);
- dia 16 de Maio de 2014 (sexta-feira); pelas 11h00: apresentação e inauguração do “Bicho Palheiro” por tornadouro, à porta da Traga-Mundos;
- dia 18 de Maio de 2014, 3.º domingo do mês, pelas 7h30: passeio pedestre pelo Trilho de Miguel Torga;
- em data a anunciar: apresentação de “sou uma linda borboleta azul” um conto de Cláudia Guedes, ilustrações de Margarida Hoc.
Nos meses de Maio, Junho e Julho a Traga-Mundos irá acolher três diversas exposições de fotografias a preto-e-branco de Eduardo Teixeira Pinto (1933-2009), insigne fotógrafo nascido em Amarante e detentor de diversos «prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional».

Sem comentários:

Enviar um comentário