sábado, 1 de março de 2014

Passeio pedestre no Parque Natural do Lago de Sanábria (Espanha)

Passeio pedestre no Parque Natural do Lago de Sanábria (Espanha)
dias 14 (sexta-feira) – partida 19h00, 15 (sábado) e 16 (domingo) de Março de 2014
no Refúgio de San Bernardo
San Martin de Castañeda, Parque Natural do Lago de Sanábria, Zamora, Espanha
actividade organizada por Lagoa Trekking para a Traga-Mundos


O parque natural está situado a noroeste da província de Zamora, dentro da comarca natural de Sanábria. Trata-se de uma zona montanhosa com vales profundos e nela se encontram uma grande quantidade de lagoas e lagos de origem glaciar. O mais importante é o Lago de Sanábria. Um impressionante glaciar com línguas de gelo de mais de 20 km serviu de origem ao atual Lago de Sanábria. Hoje com os seus 318 hectares de superfície e 51 mts de profundidade convertem-no no maior da Península Ibérica. Por isso é um lugar magnífico onde se pode observar a ação dos glaciares sobre o terreno nos inúmeros percursos a pé. Na sua vegetação encontramos o predomínio de matas de carvalhos ainda que sejam numerosas outras espécies como amieiros, salgueiros, bétulas, azevinhos, teixos e castanheiros.
Quanto à fauna há uma grande variedade entre aves e grandes mamíferos onde se destacam a Perdiz parda o Lobo ibérico e o Corso entre outros.

Dia 14
19h00 – Ponto de encontro na Traga-Mundos, para organizarmos o transporte de todos os participantes.
Quem estiver mais próximo do destino ou optar por viajar directamente, o ponto de encontro será em Puebla de Sanábria, desde aqui chegaremos ao Refúgio de San Bernardo (AMZ) em San Martin de Castañeda.
Refúgio remodelado num local de eleição onde se tem uma vista soberba sobre o lago de Sanábria. Com aquecimento central, duas lareira com lenha, sala de convívio e jogos, salão de refeição e cozinha equipada. WC´s com chuveiros com água quente e os quartos em sistema de beliches para 6 a 8 pessoas por quarto. Tem lugares de estacionamento dentro do perímetro do refúgio.

No dia de chegada teremos um jantar leve.

Dia 15
Refúgio de Montanha San Bernardo (AMZ) – Ribadelago Velho (via Senda de los Monges)

Saída do Refúgio de Montanha San Bernardo (AMZ). Desde aqui cruzamos um bosque misto com grande variedade de flora (robles, avellanos, fresnos, alisos, abedules y servales) que entre regatos e flores aparecem por todo este percurso! Após a primeira metade da descida o bosque abre-se e oferece umas bonitas vistas panorâmicas sobre o Lago de Sanábria. Especialmente belas são as vistas sobre lado norte do lago e a vista de pássaro que desde Peña Baraza temos sobre os prados de Soane e o Peñón del Castro. No início desta descida ainda na parte alta, o caminho medieval que percorremos serpenteia as rochas sendo algumas de enorme dimensão, desprendidas da ladeira e que cobrem quase o caminho. Já em Ribadelago Viejo podemos ver a pequena aldeia quase como ficou depois da tragédia ocorrida pela rotura da barragem de Vega de Tera.

Dificuldade – Média
Duração aproximada – 5 horas ida e volta, com paragem em Ribadelago no “Bar A Ribeira”, para quem quiser petiscar.

Depois de regressarmos ao Refúgio, durante a tarde faremos uma visita sobre a Laguna de los Peces, uma das muitas lagoas superiores deste entorno.
Jantar no Refúgio.

Dia 16
Rota da Cascata de Sotillo
Deslocação até Sotillo de Sanabria

Iniciamos este percurso na pequena povoação de Sotillo de Sanábria.
Um dos percursos mais bonitos deste Parque onde o bosque misto se afirma com carvalhos, castanheiros, avelaneiras e azevinhos. Após a subida até bem perto da cascata, já se pode ouvir o ruído da água em plena queda no rio Truchas. Uma imagem de grande beleza que se pode desfrutar ao chegarmos. Regresso entre bosque onde poderemos ter a possibilidade como sempre de observar uma vasta flora e fauna que se apresente.

Dificuldade – Média
Duração – 5 horas com merenda piquenique

Depois da atividade chegaremos ao refúgio para almoço e regressaremos a Portugal ao fim da tarde


A organização assegura, para além do habitual profissionalismo nos passeios pedestres, a estadia no refúgio, a lareira, os pequenos-almoços, a base das refeições no refúgio (almoço e jantar), bebida, chá e café quente, animação – e, certamente, mais algumas surpresas!
A cada participante solicitamos que traga algo de comer e de beber para partilhar com os outros nas refeições – por exemplo, os enchidos caseiros, a iguaria típica da sua terra, a sua sobremesa favorita, o bolo e/ou biscoitos que é mestre a confeccionar, a bebida típica da sua região, aquela cerveja artesanal, etc. Solicitamos ainda que traga o seu poema preferido e/ou excerto de uma obra, para partilhar com todos os outros.
Para o passeio pedestre, como é habitual, asseguramos mochila day pack, bastões de trekking, seguro de acidentes pessoais, boa disposição e um café na aldeia.
Material Individual aconselhado: botas impermeáveis e confortáveis, batons, blusão impermeável + calças, calças trekking quentes, collants trekking, forro polar ou agasalho de aquecimento, sweats interiores, meias, sapatilhas, luvas, gorro, óculos, garrafa para água, saco-cama, mochila, toalha para banho, estojo toillet; barras energéticas, frutos secos, chocolate e fruta etc para merenda piquenique (se tiverem alguma dificuldade ou dúvida, contactem-nos...)

Venha divertir-se e trekkar connosco...

Preço por participante: 139,00 euros – preço para estudantes: 119,00 euros (número mínimo de pessoas: 8, número máximo: 20)
A pré-inscrição pode ser feita desde já, na Traga-Mundos, ou pelos seguintes contactos: 259 103 113, 935 157 323, traga.mundos1@gmail.com, tolagoa@gmail.com, e o pagamento da inscrição deverá ser feito até 13 de Março (quinta-feira), na Traga-Mundos ou por transferência bancária para o NIB 0033 0000 50068664116 05.


Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 28 de Fevereiro a 18 de Março de 2014: exposição “As Caras Somos Nós Em Voz Alta” de Rosa Pais (pintura) e Eduarda Freitas (texto);
- 1 de Março de 2014 (sábado), entre as 14h30 e 18h30: workshop de máscaras de cartão por Rita Campos;
- dia 1 de Março de 2014 (sábado), pelas 21h00: inauguração da exposição “As Caras Somos Nós Em Voz Alta” com a presença das autoras;
- dia 7 de Março de 2014 (sexta-feira), pelas 21h00: oficina de cosmética natural “mel e beleza” por Delmar Varela (Ludares & Lugares);
- dia 22 de Março de 2014 (sábado), pelas 21h00: atelier de construção de ninhos artificiais, pela Quercus;
- dia 30 de Março de 2014 (domingo), pelas 15h00: V Encontro Livreiro, Livraria Culsete, Setúbal.

Sem comentários:

Enviar um comentário