terça-feira, 11 de março de 2014

Escritos sobre arte



“Modernidade avulso: escritos sobre arte” de Isabel Nogueira

«Assinalaram-se os 150 anos da publicação do texto de Charles Baudelaire em Le Figaro, dedicado ao pintor Constantin Guys, Le peintre de la vie moderne (1863). Foi neste importante escrito que primeiramente se definiu, de modo simples e conciso, a noção de modernidade artística, ao identificá-la com o transitório e com o fugidio. A modernidade enquanto experiência histórica e temporal. E justamente pela sua localização face ao presente temporal, o conceito de pintor moderno foi-se modificando para o próprio Baudelaire. Mas a modernidade é mais do que o presente. É também, e sobretudo, o desejo de futuro.»

Os textos que se reúnem são uma compilação de trabalhos dispersos, maioritariamente publicados em revistas académicas ou apresentados em comunicações e, em alguns casos, nunca publicados. Na sua vertente conceptual, trata-se de reflexões soltas sobre arte, principalmente pintura, fotografia e cinema, em algumas situações versando mesmo o universo português, e que possuem como fio condutor o averiguar de uma modernidade artística, cultural ou estética de fundo".

A autora, Isabel Nogueira (n. 1974) [natural de Vila Real], é doutorada em Belas-Artes - área de especialização em Ciências e Teorias da Arte (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), historiadora de arte, professora universitária e ensaísta. É investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX/Universidade de Coimbra, onde coordena a linha de investigação: “Artes Visuais e Imagem em Campo Expandido”, e desenvolve investigação de pós-doutoramento na Universidade de Coimbra e na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É ainda curadora independente e colabora regularmente nas publicações Estudos do Século XX e Recherches en Esthétique.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... ... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também Cão Celeste #3 e Cão Celeste #4, que incluem artigos da autora]
 

Sem comentários:

Enviar um comentário