quinta-feira, 30 de julho de 2020

TL - tertúlia de leituras #31

[cartaz pelas artes de Gil Machado]

 

TL – Tertúlia de Leituras #31

dia 06 de Agosto de 2020, quinta-feira, pelas 21h00

da livraria Traga-Mundos no Parque Córgo, Vila Real, Portugal

 

 

tertúlia de leituras traga_mundos

evento periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês

 

devido ao contexto que ainda aconselha a precauções, este mês optamos por um encontro ao ar livre, no Parque Córgo. um pré-encontro fica marcado para as 20h30 na livraria traga_mundos, para caminharmos até ao local a escolher; quem estiver mais próximo do Parque Córgo, que nos encontre na zona abaixo da esplanada do café-concerto do Teatro Municipal de Vila Real. aconselhamos a cada um trazer um manta para se sentar na relva...

 

[«Sempre entendi que o tempo era curto para tudo o que eu queria fazer. Ou melhor, para tudo o que queria ler. Porque ler foi a minha paixão de sempre. No entanto, por mais que lesse, iam crescendo as pilhas de livros à minha volta como intermináveis torres de Pizza. E eu tremia ao pensar que nunca viveria anos que chegassem para todos os livros e todos os autores que ansiava ler.

Eu lia furiosamente. Na cama, na casa de banho, à mesa do pequeno almoço, do almoço, do jantar. Reduzira as escolhas possíveis de alimentos para cada refeição em função da leitura. Apenas puré, ervilhas, arroz e tudo o que não necessitasse de garfo e faca. Uma mão a segurar o livro que lia, outra a levar a comida à boca.

Fui mais longe ainda. Vendi o carro para me dedicar irremediavelmente à leitura nos transportes públicos. Lia em todas as esperas que foram sendo cada vez mais frequentes no consultório, na farmácia ou no hospital.»

José Fanha, “KM 0”]

 

 

pretende-se um encontro informal de partilha do que andamos a ler: um jornal, um romance, um livro de poesia, uma revista, um trabalho de ciências, um blogue, uma tese de mestrado, uma edição de autor, um álbum de fotografia, uma obra antiga, etc.

 

não há livros recomendados, só partilhados, e não têm de vir preparados (não é uma apresentação)

 

participa – e convida um@ amig@ também...

 

antónio alberto alves

traga_mundos

na primeira quinta-feira de cada mês

 

 

António Alberto Alves

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro

Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real

2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00

259 103 113 | 935 157 323 | @gmail.com"traga.mundosHYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"1HYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"@gmail.com

www.traga-mundos.blogspot.coom | www.facebook.com/livrariatragamundos/  | www.instagram.com/traga_mundos_livraria/  | www.reli.pt/traga-mundos/

 

próximos eventos [com cautelas diversas...]:

- Julho e Agosto de 2020: exposição de fotografia de Eduardo Alves, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;

- Julho e Agosto de 2020: “O Percurso Criativo como Forma”, II exposição individual do escultor Paulo Duarte, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;

- dia 6 de Agosto de 2020, quinta-feira, pelas 21h00: TL – tertúlia de leituras #31, da livraria Traga-Mundos no Parque Córgo, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês]

- dia 22 de Agosto, sábado, duas sessões: 21h-22h e 22h-23h: lançamento do livro “Retrato d’Autor” de Reinaldo M. Fonseca, Ógama Café, Vila Real, Portugal;

- de 28 de Agosto a 13 de Setembro de 2020: participação com stand na Feira do Livro do Porto 2019, nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto;

- e ao longo de 2020 haverá mais, sempre muito mais...

terça-feira, 28 de julho de 2020

Fernando Alves e traga_mundos: "a conversa é um fio de histórias, entre dois amigos, à sombra dos livros"

© Rui Manuel Ferreira/Global Imagens


«Antes da pausa de Verão, Fernando Alves conversa com o sociólogo que um dia se cansou das sete partidas e regressou à terra das suas raízes para erguer uma livraria diferente. A "Traga-Mundos" é um livraria onde podemos encontrar obras de autores transmontanos ou sobre Trás-os-Montes, misturadas com outros produtos da região. O nome da livraria foi sugerido por uma passagem de "O senhor Ventura", a novela de Miguel Torga que trata, também, de uma história de emigração.

 

A conversa começa pela existência de três mesas antigas com tampos de mármore. "Eram mesas do Excelsior, andei muito tempo atrás delas", explica António Alberto Alves. E explica mais: "Estas mesas contam histórias". O resto da conversa é um fio de histórias, entre dois amigos, à sombra dos livros.»

 

[https://www.tsf.pt/programa/a-rede-social/a-sombra-dos-livros-na-traga-mundos-12469650.html]


segunda-feira, 27 de julho de 2020

A Princesa do Corgo - Vila Real de Panoias

 


“A Princesa do Corgo” de Emílio Miranda

ou a História da fundação de Vila Real de Panoias, mandada erigir por El-Rei Dom Dinis no Ano da Graça de 1289, e das gentes que contribuíram para que se fizesse. Acerca dos muitos mistérios que ocorreram durante a sua feitura e de factos que o tempo olvidou...

«El-Rei Dom Dinis, redige a 04 de Janeiro de 1289 aquele que haveria de ser o primeiro passo para a criação da nova póvoa, assente agora sobre um cabeço ou outeiro, onde o Corgo e o Cabril se encontram.

Recriando um mundo, a partir do granito de que são feitas as encostas do outeiro, onde a cidade assenta, e daquele que provem das ruínas que jazem em torno do Santuário de Panóias de antiga grandiosidade em toda a Península, o autor leva-nos a um tempo esquecido, pleno de mistérios e enigmas. É esse tempo, que nos retrata com maestria, um mundo tão real ou irreal que será possível reconhecer nele se não personagens com que nos cruzamos na vida, pelo menos algumas que nos povoam os sonhos… ou os pesadelos: Simão da Cruz, um jovem pedreiro, fugido por um crime cometido em Guimarães, Maria da Conceição que na companhia do pai e dos irmãos, abandona pela calada da noite, a terra incógnita e ingrata onde nasceu, para buscarem nestas terras recônditas de Trás-os-Montes uma vida melhor. Ou ainda Manuel Mestre-de-Obras que constrói os muros da vila, Zacarias o prestamista, a quem muitos devem e de quem poucos gostam, e Adosinda, a Bruxa do Corgo vista pela maioria com desconfiança, e tantos outros, todos vigiados pelo tolo de nome Robalo, personagem mais do que todas enigmática e que nos surpreende a cada página. A história de um fidalgo que tudo faz para que a cidade não vingue, em oposição ao esforço de um povo que luta pela sua edificação.

No final, o desenlace surpreendente das tramas que a vida tece… e que, até a nós leitores, apanha desprevenidos. Este livro belo e cheio de sabedoria está repleto de verdades escondidas. Um romance histórico fascinante como há muito não aparecia nos escaparates nacionais.»

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...



domingo, 26 de julho de 2020

encontro de livrarias do Norte da ReLI – Rede de Livrarias Independentes

encontro de livrarias do Norte da ReLI – Rede de Livrarias Independentes
booki (Porto), Centésima Página (Braga), Lumière (Porto), Manuel Ferreira (Porto), Rimas e Tabuadas (Guimarães), Traga-Mundos (Vila Real)
Parque da Cidade, Porto [26.07.2020]


sábado, 25 de julho de 2020

Caminhada e observação de aves na Barragem da Falperra, Vila Pouca de Aguiar

Caminhada e observação de aves na Barragem da Falperra

organização com Officina Noctua

dia 2 de Agosto de 2020, domingo, pelas 7h00-7h30

Barragem da Falperra, Vila Pouca de Aguiar, Portugal

 

 

Caminhada e Observação de Aves na Barragem da Falperra - Vila Pouca de Aguiar | 2 de Agosto

 

Desta vez, regressamos novamente ao Alvão. Mas como o calor ainda é muito, o percurso será plano.

O trajecto é de cerca de 5km e dá a volta à lagoa criada pela barragem da Falperra.

Para além de atravessar belíssimas paisagens características do planalto transmontano, entre zonas de cultivo, pastagens e a lagoa, o participante poderá também observar as aves da região na fase final da época reprodutiva.

Os participantes deverão usar vestuário adequado ao calor que certamente se fará sentir, devendo também usar calçado confortável para caminhar.

A caminhada terá entre 4 e 5 horas de duração, pelo que será altamente recomendado que cada participante traga água e alguns alimentos para repor energias ao longo do percurso.

É também indispensável o uso de protector solar.

Um dos objectivos da caminhada é, como já foi referido, a observação de aves, e o participante deve trazer binóculos ou equipamento fotográfico. Caso não possua esse tipo de equipamento, poderá usar os binóculos que nós forneceremos.

O preço é de 20€ por pessoa e inclui o seguro de acidentes pessoais.

No final, organizamos um piquenique onde poderão apreciar diversos produtos típicos da região. A opção pelo piquenique tem o custo adicional de 10€ por pessoa.

Tendo em conta a situação gerada pela pandemia de Covid-19, o número de participantes está limitado a quinze pessoas.

A Officina Noctua é certificada pelo Turismo de Portugal para a prática de actividades de turismo de natureza.

 

Para organizarmos o transporte de todos os participantes, haverá um ponto de encontro em Amarante (Officina Noctua às 7h00) e outro em Vila Real (Traga-Mundos - livros e vinhos, coisas e loisas do Douro às 7h30). Quem estiver mais próximo de Vila Pouca de Aguiar pode optar por ir ter directamente ao parque de lazer da lagoa do Alvão.

 

As inscrições devem ser feitas até dia 31 de Julho através da Officina Noctua (tel. 938664774, email: officina.noctua@gmail.com) ou da Traga-Mundos - livros e vinhos, coisas e loisas do Douro (tel. 935157323, email: traga.mundos1@gmail.com).

 

Podem ver mais algumas informações sobre o nosso projecto dedicado à observação de aves, aqui: https://avesdeamarante.officinanoctua.pt/

 

 

António Alberto Alves

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro

Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real

2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00

259 103 113 | 935 157 323 | @gmail.com"traga.mundosHYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"1HYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"@gmail.com

www.traga-mundos.blogspot.coom | www.facebook.com/livrariatragamundos/  | www.instagram.com/traga_mundos_livraria/  | www.reli.pt/traga-mundos/

 

próximos eventos [com cautelas diversas...]:

- Julho e Agosto de 2020: exposição de fotografia de Eduardo Alves, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;

- dia 24 de Julho de 2020, pelas 21h00: "TM x 2 - A Traga-Mundos no espaço Terra Maronesa –Terra e Gentes”, transmissão em directo de Lamas de Ôlo, Parque Natural do Alvão, Portugal;

- dia 6 de Agosto de 2020, quinta-feira, pelas 21h00: TL – tertúlia de leituras #31, da livraria Traga-Mundos no Parque Córgo, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês]

- de 28 de Agosto a 13 de Setembro de 2020: participação com stand na Feira do Livro do Porto 2019, nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto;

- e ao longo de 2020 haverá mais, sempre muito mais...

domingo, 19 de julho de 2020

Andorinha tradicional


Andorinha

tradicional

 

fabrico artesanal, em cerâmica,

pintada à mão

[versão íman]

 

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos –lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

sábado, 18 de julho de 2020

Feira do Livro do Porto 2020


FEIRA do LIVRO do PORTO 2020

livraria traga_mundos: há 7 anos presente com stand...

«Música e pandemia combinam com os livros da sétima edição da Feira do Livro do Porto, que se realizará sob e sobre a pandemia. “A voz poética no feminino" vai ser homenageada na abertura ao público - entre os dias 28 de agosto e 13 de setembro - dos jardins do Palácio de Cristal e do Pavilhão Rosa Mota

Depois da “deriva”, pode vir o questionamento. O que fazer com uma Feira do Livro quando se pisam tempos pandémicos? Pode-se torná-la invisível ou escrever uma carta com ela, como fez Maria de Sousa antes de morrer vítima de covid-19 com “Carta de Amor numa Pandemia Vírica”, e, como escreveu Andreia C. Faria, levar a “Alegria para o fim do mundo”.

Com medidas de precaução no bolso, a Câmara do Porto optou por um percurso difícil: enfrentar a pandemia "homenageando a voz poética no feminino" e, assim, reabrir ao público - entre os dias 28 de agosto e 13 de setembro - os jardins do Palácio de Cristal e o Pavilhão Rosa Mota, que há tão pouco tempo serviu de hospital de campanha na cidade.

A visita aos planos traçados para a sétima edição com organização autárquica da Feira do Livro do Porto é iniciada à “deriva” pelos jardins do Palácio e com poesia de Leonor de Almeida. Jornalista e publicista - “mas também enfermeira, visitadora de higiene, dona de um salão de beleza, fisioterapeuta, escritora” - e ainda pouco reconhecida no circuito literário, esta mulher nascida no Porto em 1909 é uma das homenageadas, a par com a a imunologista e escritora Maria de Sousa, falecida este ano vítima de covid-19.

"O que procurámos, dadas as circunstâncias, foi a diversificação de espaços e a programação de atividades simultâneas”, começa por explicar o presidente da autarquia, Rui Moreira. O objetivo é que os eventos “permitam uma maior abrangência de público e, ao mesmo tempo, garantam as condições de segurança". E por isso o evento estende-se este ano até à Casa do Roseiral, onde diariamente, ao pôr do sol, haverá Concertos de Bolso e Concertos Porta Jazz.
No auditório Almeida Garrett acontecerá a programação de cinema, com um ciclo dedicado à artista e realizadora Lynn Hershman e no Pavilhão Rosa Mota vai ocorrer uma sessão especial das Quintas de Leitura que dará voz a 30 poetas mulheres, “vozes certeiras” - chama-lhes a equipa de programação liderada por Nuno Faria - como Filipa Leal e Natália Freire.

PELA PRIMEIRA VEZ E POR VIA DOS PLANOS DE CONTINGÊNCIA, A ENTRADA DEIXA DE SER LIVRE

De 1820 a 2020, há um intervalo de 200 anos sobre a revolução liberal do Porto. A Feira do Livro da cidade também se debruçará sobre “noções dadas como adquiridas” que agora voltam a ser questionadas, em Conversas Situadas às sextas e sábados em que duas figuras fazem o contraponto entre 1820 e 2020 em aspetos como Liberdade e Censura, Igualdades e Liberdades, Mulher e Homem.

Na sua sétima edição, a Feira do Livro terá 119 stands de livros, representando 80 entidades, de editoras a alfarrabistas, e mais 25 mil euros em relação ao ano anterior - o que representa um investimento de 125 mil euros por parte da autarquia. Inês Lourenço e Andreia C. Faria são as duas escritoras residentes e em residência na feira deste ano, que terá como concerto de encerramento um espetáculo a quatro mãos, de Mário Laginha e Pedro Burmester.

Dadas as restrições à proximidade física, haverá um máximo de visitantes, “cerca de 3.500 pessoas”, avança Rui Moreira, e, por isso, "muitas atividades serão transmitidas através da rádio".

A Avenida das Tílias, onde estarão estacionados os stands, terá uma definição "clara" dos acessos de entrada e saída, com um reforço de sinalética e fracos com álcool gel, promovidos como os meios de pagamento sem contacto. São as condições para que, em breve, também a possamos ver revestida de livros.

Joana Ascenção, “Expresso”, 14 julho 2020

sexta-feira, 17 de julho de 2020

TM x 2: Terra Maronesa & Traga-Mundos


"TM x 2 - A Traga-Mundos no espaço Terra Maronesa" – Terra e Gentes

dia 24 de Julho de 2020, sexta-feira, pelas 21h00

transmissão em directo da aldeia de Lamas de Ôlo, Parque Natural do Alvão, Vila Real, Portugal

 

No próximo dia 24 de Julho, às 21:00, com transmissão feita a partir da sede do Conselho dos Baldios de Lamas de Olo, acompanhe o direto da 2ª edição “TM x 2”, desta vez a “A Traga-Mundos no espaço Terra Maronesa” com o tema “Maronesa Terra e Gentes”, nas respectivas páginas do Facebook.

Histórias, vivências, memórias de pessoas da comunidade, fazem desse encontro, um momento de partilha de saberes … e de descobertas.

 

“Numa conversa solta, pretende-se homenagear e redescobrir os encantos da ruralidade. Sugerir, desinteressadamente, caminhos, por uma alma humana que neles trilha e neles se fez.

 Onde homens e animais arrancam à terra o pão de cada dia em comunidade com a Natureza. Nasceram todos da mesma raiz, bebem das mesmas fontes, adaptaram-se ao meio, nas fragas, nos campos, nas montanhas. Construíram abrigos, currais, formaram aldeias de humildade, de resiliência feliz

 Com sageza, adaptaram as técnicas de desenvolvimento, aos tempos, aos métodos, às condições ásperas de vida, evoluindo sempre. Garantindo, teimosamente, a sobrevivência, a preservação dos costumes. A história forjada com identidade cultural.”

Hilário Néry de Oliveira

 

Deixe nos comentários a sua pergunta que será respondida durante a sessão.

 

 

António Alberto Alves

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro

Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real

2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00

259 103 113 | 935 157 323 | @gmail.com"traga.mundosHYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"1HYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"@gmail.com

www.traga-mundos.blogspot.coom | www.facebook.com/livrariatragamundos/  | www.instagram.com/traga_mundos_livraria/  | www.reli.pt/traga-mundos/

 

próximos eventos [com cautelas diversas...]:

- Julho e Agosto de 2020: exposição de fotografia de Eduardo Alves, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;

- dia 4 de Agosto de 2020, domingo: caminhada e observação de aves na Barragem da Falperra, organização com Officina Noctua, Vila Pouca de Aguiar, Portugal;

- de 28 de Agosto a 13 de Setembro de 2020: participação com stand na Feira do Livro do Porto 2019, nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto;

- e ao longo de 2020 haverá mais, sempre muito mais...

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Sport Clube de Vila Real - no centenário 20 Maio 1920 – 20 Maio 2020



“Sport Clube de Vila Real – Paixão e Glória – 3.º volume – Épocas 1950 - 1960” de Joaquim C. Barreira Gonçalves

No Centenário 20 Maio 1920 – 20 Maio 2020

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível do autor os títulos: “Sport Clube de Vila Real – Amor à Camisola – 1.º volume – Épocas 1920 - 1940” e “Sport Clube de Vila Real – Amor à Camisola – 2.º volume – Épocas 1940 - 1950”]

quarta-feira, 1 de julho de 2020

do regresso à Galiza!



hoje (re)abrem a fronteira entre o Norte de Portugal e a Galiza – a fronteira afinal sempre existia!

no dia 4 de julho, depois de alguns meses de impedimento (*), regressarei à amada Galiza, a Allariz:

- participação na reunião do júri do Prémio Antón Risco de Literatura Fantástica, na Fundación Vicente Risco; [a livraria traga_mundos é uma das entidades que patrocina o prémio]

- 13h30, apresentaçom de 'Ricardo Carvalho Calero. Coraçom de terra', uma Banda Desenhada arredor da figura de Ricardo Carvalho Calero creado por Xiko Paradelo, Irene Veiga e Iván Suárez, na Fundación Vicente Risco:
- Apresentaçom da obra.
- Recital de poemas de Carvalho Calero (Voz: Xiko Paradelo. Piano: J. L. Carnicero)
- Vermute;


- 19h00: VII Ponme un Poema! Poesía en barra, com Carlos Meixide, nas ruas, frente aos locais da ronda: A Despensa do Alarico, Fio de Liño, Vinoteca A Micalla, Bule Bule;
&
- 22h00: concerto de Sheila Patricia, Xardín da Fundación Vicente Risco;

- no regresso, passarei pela taberna cultural A Arca da Noé, em Vilar de Santos, para saudar...

[a quem quiser se aproximar, para se “matar saudades” – como se diz em Portugal –, ficarei feliz...]

(*) desde 2 de Dezembro de 2019, há cerca de seis meses, na vinda da participação da livraria traga_mundos na Culturgal em Pontevedra, com passagem por Santiago de Compostela e Allariz, que não regressei à Galiza...

1 de Julho de 2020
antónio alberto alves
traga_mundos