«Sem a pretensão de ser um relato histórico ou a descrição cronológica de eventos ocorridos durante o seu período de funcionamento, Homens Livro é o apelo à memória individual e coletiva das Bibliotecas Itinerantes Gulbenkian. Implementada na segunda metade do século anterior, esta importante valência alterou significativamente o panorama cultural de um Portugal obscuro e ensimesmado, oferecendo às populações o acesso ao conhecimento por via dos livros e da leitura.
Através de documentos textuais e fotográficos, pertencentes aos acervos pessoais dos bibliotecários itinerantes Bento Ramires e Carlos Marta – únicos ainda em atividade que transitaram desse período -, de um conto do escritor Rui Guedes, também ele bibliotecário itinerante, de uma série de três entrevistas a antigos encarregados de biblioteca – do Continente, Açores e Madeira -, realizadas pela escritora Patrícia Carreiro, e de um documento inédito da autoria de Armando Carmelo, encarregado da Biblioteca Itinerante Gulbenkian nº33 – no Redondo -, a Letras Lavadas, responsável pela edição deste trabalho literário, permite ao leitor uma perspetiva intimista dos laços estabelecidos entre as diferentes franjas da sociedade e estes icónicos veículos.
O livro conta ainda
com uma nota introdutória da Presidente cessante do Conselho de Administração
da Fundação Calouste Gulbenkian, Dra. Isabel Mota, realçando factual e
estatisticamente o papel desempenhado por este serviço na comunidade desde a
sua criação em 1958, até à sua extinção em 2002.
——-
Autores: Carlos Alberto Marta Ferreira, Rui Guedes, António Bento Nico Ramires Coordenação: Patrícia Carreiro»
Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
Sem comentários:
Enviar um comentário