«À finitude apenas
podemos contrapor moratórias, nada mais que isso. Caderneta de Lembranças,
apesar do título, é um livro mais prospectivo do que retrospectivo, uma
colectânea de interrogações e de meditações. O sujeito poético, como todos os
sujeitos, anda ainda às voltas com o «de onde vimos» e o «para onde vamos»,
tendo já mais ou menos estabelecido «quem somos». Por isso, entre os
comprimidos para a hipertensão e a teologia, formula hipóteses. Hipóteses, diga‑se,
não proibitivamente abstractas, mas nascidas do quotidiano, das estações, das
paisagens, dos bichos. Umas vezes são evocações desanimadas ou humoradas,
outras vezes fábulas e alegorias, ou diálogos e apólogos, sempre com alguma
amargura, mas sem nenhum cinismo. A questão, não fugindo ao assunto, é esta: a
haver um deus a presidir a isto tudo, é um deus «lateral» (o acaso), um Deus
«paroquial» (o da infância, o que «ficou mal explicado»), ou um outro, não se
sabe qual? «Que coisa é Deus?», pergunta o poeta, litigante, inquisitivo,
sarcástico, tropeçando de inquietação. Mas não é uma epifania que procura, nem
uma luz salvífica, antes «as sombras / que Deus projecta na minha escuridão»,
versos que podiam ser de um descrente ou de um místico.» — Pedro Mexia
[também disponível
do autor os seguintes títulos: “A Loba e o Rouxinol”, “O Cónego”, “Feliciano”
(romance); “O Diabo Veio Ao Enterro”, “O Porco de Erimanto”, “Os Anjos Nús”,
"A Navalha de Palaçoulo", “Singularidades” (contos); “Como Se Boch
Tivesse Enlouquecido”, O Livro dos Lugares e outros Poemas”, “Que Comboio É
Este”, “Arado”, “Antes Que O Rio Seque”, “Cobra-D’Água”, “Gaveta do Fundo”, “A
Noite Em Que A Noite Ardeu”, “Trade Mark”, “Frentes de Fogo” (poesia);
“Por Esta Terra Adentro – Páginas Transmontanas”; “Trocas e Baldrocas ou com a
natureza não se brinca” com ilustrações de Paulo Araújo (infanto-juvenil);
“Língua Charra – Regionalismos de Trás-os-Montes e Alto Douro” Volume I – A-E,
568 p. e Volume II – F-Z, 606 p.; “Páginas de Caça na Literatura de
Trás-os-Montes” (selecção de textos e organização, antologia); “Aqui e Agora
Assumir o Nordeste” (antologia) selecção e organização de Isabel Alves e
Hercília Agarez; “As Águas do Douro” coordenação Gaspar Martins Pereira;
“Telhados de Vidro” n.º 3, n.º 6, n.º 9, n.º 11, n.º 18, n.º 20, n.º 21;
“Guerra Junqueiro: A Musa Dual” (antologia) introdução, selecção de textos e
organização de A.M. Pires Cabral]
Sem comentários:
Enviar um comentário