quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Apresentação da bd “Amadeo – A vida e obra entre Amarante e Paris”


Apresentação da bd “Amadeo – A vida e obra entre Amarante e Paris”
da autoria de Eduardo Viana e Jorge Pinto
dia 06 de Dezembro de 2019, sexta-feira, pelas 21h00
na livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal


Amadeo de Souza-Cardoso, o segredo mais bem guardado da arte moderna.

Assim pode ser considerado o pintor português, nascido em Manhufe, Amarante, e participante ativo no movimento da vanguarda modernista parisiense. Permanentemente inconformado e dividido entre o provincianismo de Manhufe e o cosmopolitismo de Paris, Amadeo viveu de forma furiosa e em procura constante: de si mesmo e de novas formas de expressão artística.

Recusando aderir a qualquer escola, Amadeo rompeu convenções e esteve ao lado de grandes nomes da pintura mundial, de Modigliani, seu grande amigo e parceiro, a Brancusi, passando pelo casal Delaunay. E, apesar disso, o seu nome quase caiu no esquecimento; mas está finalmente a recuperar o lugar que é seu por direito.

Críticas
“Enquanto artista, Amadeo é um caso exemplar da compreensão do local e do cosmopolita, ainda mais na forma como ele consegue, sozinho, realizar o destino moderno do meio cultural ancestral da sua pátria.” - Helena de Freitas, curadora da exposição Amadeo de Souza-Cardoso, Grand Palais, Paris.


António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00

Próximos eventos:
- Outubro, Novembro e Dezembro de 2019: exposição de presépios de Carlos Pinto, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- dia 26 de Dezembro de 2019, quinta-feira, pelas 21h00: tricota_mundos noite #38, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se sempre na última quinta-feira de cada mês]
- dia 27 de Dezembro de 2019, sexta-feira, pelas 21h00: “conexões contemporâneas: música, história, poesia e performance” com o músico brasileiro Vertin, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- e em 2020 haverá mais, sempre muito mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário