sábado, 9 de fevereiro de 2019

Palavras Ditas - homenagem a António Cabral


dia 16 de Fevereiro de 2019, sábado, pelas 21h00
tertúlia poética “Palavras Ditas – homenagem a poetas da terra”
por José António Castelo Branco
na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal

Para quem me conhece, ao fazer esta Instalação Poética, na estrada da Alma Até á POESIA ,o objectivo é apresentar aos meus AMIGOS, presentes e de ocasião como de um cálice de porto, servido com palavras ditas e sentidas, num espaço que frequento com SIMPATIA como sopas de letras a Livraria TRAGA-Mundos, na pessoa de seu proprietário o A.A.A. (para os amigos Tobé). Faremos os presentes homenagem singela aos poetas da nossa Bila que já partiram para o reino do SONHO. Serão eles os nomeados Dr. António Cabral poeta e dramaturgo de que interpretei vários textos seus poéticos e Dramáticos, pessoa com que privei nestas coisas de cultura, sendo ele o meu mentor a ensinar-me a gostar de Poesia e dizê-la em espaços Públicos de espectáculos ao que se promoviam espontaneamente (neste mesmo local) em qualquer Escola ou espaço Cívico, direi alguns com o sentimento que me apraz senti-las como um rio de leito adormecido que é o Douro. Outro vulto contista e Poeta Dr. Vaz de Carvalho (que por cedência simpática da sua filha Manuela) veio-me parar um poema de que gosto muito Como Dizer! e assim ao longo desta caminhada, também homenagearei minha esposa e companheira Manuela (Nela para os amigos mais próximos) mulher de uma vida a olhar com ternura por mim POETA MARGINAL....

Dizia meu Trisavô (Camilo Castelo Branco) no seu auge da juventude rebelde e de Valdevinos no século passado passando por esta Bila pacata( com alguns dissabores) de que "um homem sem amor, sem amigos, sem poetas sem família, sem dinheiro e sem religião ou é ateu ou judeu, é um morto sem túmulo. Pois é eu tenho também a Minha sina de que para se ser desgraçado basta ser poeta Marginal e ter pão e ter quem nos ouça dizes POESIA como conforto para a Alma! E esta instalação é isso mesmo o Despertar da Leitura e da poesia e aqui deixo uma escrita de dedicada a seu filho JORGE, o doudo!

Soneto sobre a loucura do seu filho Jorge

Constantemente vejo o meu filho amado.
Na escuridão, onde fulgura
A estática pupila da loucura.
Sinistra luz dum cérebro cansado.
Nas rugas do seu rosto macerado,
transpira a cruciantissima tortura
que escureceu na pobre alma tão pura...
Talento, inspiração...
tudo até poesia, tudo ficou apagado!
Meu triste filho, passas vagabundo,
por sobre um grande
Mar, rio, calmo, profundo, sem bússola,
sem norte e sem farol!
Nem gozo nem paixão te altera a vida!
Eu choro sem remédio a luz perdida...
Bem mais feliz és tu, que vês o SOL todos os dias.

Camilo era assim e já se aproximava a sua cegueira acelerada. Neste texto que vos evoco sem pretensão é um simples fazedor de sonhos.... que é o Palco da VIDA: simples como sou vos agradeço, compartilhar estes momentos bons da escrita para vocês " mas os artistas e poetas das mais diversas áreas eu no Teatro (actor) libertam energias que dão ritmo ás coisas, aos sonhos ás comunidades e a força anímica das Palavras, ajudam um povo. Compete a nós, portanto, não deixar morrer a leitura e a POESIA com momentos como estes elegermos os nossos POETAS da nossa terra. Bem haja a Traga-Mundos a oportunidade que nos dá de fazer o espaço de Fabrica de PALAVRAS e Sonhos ...Um dito poeta marginal SIEMPRE ao dispor de Vossas Senhorias: JCB@

António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00

Próximos eventos:
- Fevereiro e Março de 2019: “Provesende: a luz que passa” exposição de fotografia por Paulo Melo Veiga, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- dia 22 de Fevereiro de 2019, sexta-feira, pelas 21h00: apresentação do livro “José Gomes de Carvalho, o Sargento Fantasma do RI 13” pela autora Ana Paula Fortuna, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- dia 23 de Fevereiro de 2019, das 9h30 às 13h30: oficina de tricot – meias, tricota_mundos, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- dia 23 de Fevereiro de 2019, pelas 21h00: conversa à volta do livro “Uma Bomba a Iluminar a Noite do Marão” de Daniela Costa, [narrativa ficcional do assassinato do Padre Max e de Maria de Lourdes Correia, em Vila Real, em 1976], na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- dia 7 de Março de 2019, quinta-feira, pelas 21h00: TL – tertúlia de leituras #14, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês]
- dia 8 de Março de 2019, sexta-feira, pelas 21h00: “mão na adília – venha dizer poemas no dia da mulher!” por Calhau – colectivo de poetas, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- e ao longo de 2019 haverá mais, sempre muito mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário