sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Exposição de pintura por Vera Leal


(RESUMIDAMENTE E NÃO ENTRANDO MUITO NO PORMENOR)

Desde pequena, que sempre gostei muito de desenhar. Adorava observar, desenhar e pintar. A minha parte preferida na escola era quando estava nas aulas de EVT (Educação Visual e Tecnológica). E dentro dessas aulas o melhor de tudo, o desenho…durante muito tempo que desenhar fez parte da minha vida. Os professores chegaram a mencionar, que deveria escolher artes e não humanidades. Mas recordo, que na altura tive muito medo e optei por humanidades. Também gostava muito de letras…de escrever…mas sei no fundo que o que eu mais queria era ir para artes. A vida é feita de escolhas e de forma especial, anos mais tarde…depois de me desiludir com as palavras e depois de passar por um mau bocado a pintura voltou a aparecer na minha vida.

Confesso, que as primeiras foram feitas no meio de tristeza e solidão. E nunca gostei muito delas, mas mesmo assim decidi guarda-las este tempo todo. Entretanto absorta na minha profissão, naquela que me dá o sustento nunca mais pensei em pintar. Nem sequer tinha vontade de o fazer.

Entretanto, no meio de tanto caos a pintura voltou à minha vida. E foi aí que comecei a ter um pouco mais de gosto e mais vontade em querer pintar mais e mais. Infelizmente, por vários motivos não o fiz…e com o tempo a vontade esmoreceu.

E só há uns meses atrás é que dentro de mim o lado mais artístico renasceu. E porquê?
Porque no meio deste caos, decidi descobrir a mim mesma…e isto porque me lembrei de umas sábias palavras, ditas com muito amor e carinho por alguém que nunca irei esquecer: “Não andes aqui, apenas por ver andar os outros…” Vivia tão absorbida por tudo à minha volta, que me esqueci de mim. Do que me faz mais feliz. E pior que tudo, vivia com medo.

E na busca da minha pessoa, da minha verdade...no meio desta aventura encontrei alguém, que adorou a minha “arte” e que encheu o meu coração de amor. Acreditou em mim, como nunca acreditei em mim própria. Fez-me ver, que tenho muito mais para dar a mim e a todos. E foi por ele e por mim também, que decidi aceitar esta proposta fabulosa, que o António me fez.

Pintar é o meu refúgio. É o que faz a minha alma vibrar e ser feliz.

Poder dividir este momento com vocês é muito especial. Espero que gostem muito, como eu gosto. E aconteça o que acontecer, espero nunca mais voltar a deixar de pintar.

“Esta é a tua história…eu sei que te esqueceste de tudo. Mas sei também que não te esqueceste do essencial. Fazer tudo o que estiver ao teu alcance para nunca deixares apagar a tua luz.”

[texto escrito e lido por Vera Leal, dia 2 de Novembro de 2018, sexta-feira, pelas 21h00, na inauguração de exposição de pintura “Decifrar o Indecifrável” de Vera Leal, na Traga-Mundos, Vila Real, Portugal]

Sem comentários:

Enviar um comentário