segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Padre Max e Maria de Lourdes - uma bomba!

“Uma Bomba a Iluminar a Noite do Marão” de Daniela Costa

«Chovia na noite em que mataram com uma bomba um padre e uma estudante, que regressavam a casa depois de terem dado aulas nocturnas a adultos. O caso aconteceu em Vila Real a 2 de Abril de 1976 e as vítimas foram Maximino Barbosa de Sousa, conhecido como Padre Max, e Maria de Lourdes Correia. Reconstruindo este cenário, esta obra ficcional explora as tensões e as ambiguidades das várias personagens que são chamadas a testemunhar. Enquanto umas descrevem a luz com que os protagonistas iluminaram as suas vidas, outras pontapeiam destroços e apontam os perigos que se escondem nas ideias revolucionárias. A chuva, a bomba, a morte e a noite no Marão são factos. A narrativa é uma hipótese.»



Com formação em Ensino de Português, pela Universidade do Minho, Daniela Costa criou em 2012 as Biografias por Encomenda, actividade profissional que exerce em exclusividade até hoje, tendo criado dezenas de textos para edições particulares (biografias, contos, monografias e cartas). Em 2014, publicou Dançar à Chuva (edição de autor), uma colectânea de histórias de vida. Escreveu para o público infantil Dá o Salto com o Dropi, em parceria com a Associação Unificar, que será editado em 2018. Recebeu o 1.º Prémio do I Concurso Literário organizado pela Embaixada da República da Coreia em Portugal, com José Luís Peixoto à cabeça do júri, e o 3.º Prémio da 16.ª edição do Concurso Literário Dr. João Isabel, organizado pela Câmara Municipal de Manteigas. “Uma bomba a iluminar a noite do Marão”, publicado em 2018, é o seu primeiro romance.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário