terça-feira, 28 de agosto de 2018

Usos e Desusos das Terras de Tourém


“Usos e Desusos das Terras de Tourém – transformações socioterritoriais numa aldeia rural fronteiriça do Norte de Portugal com a Galiza” de Diego Amoedo Martínez
[Obra ganhadora do XXII prémio Vicente Risco de Ciências Sociais]

Este ensaio é fruto da dissertação de mestrado intitulada: “Usos e desusos das terras de Tourém: transformações sócio-territoriais de uma aldeia rural fronteiriça entre a Galícia (Es) e Portugal” após uma pesquisa de campo realizada entre os anos 2011 e 2013 na aldeia de Tourém.
O foco principal é a análise das transformações sócio-territoriais da aldeia decorrentes desde finais da década de 1960 e começos de 1970, momento em que o aumento da emigração contemporânea teve seu auge. Foram abordadas, portanto, duas vertentes diferenciadas das mudanças acontecidas na aldeia: transformações sociais e territoriais da aldeia de Tourém, através do termo terra. A terra é elevada aqui a categoria analítica, pois, é um termo usado pelos moradores da aldeia de Tourém, um termo polissêmico que se refere à aldeia, baixo a nomeação de minha terra; as terras seriam também os diferentes destinos da emigração pelos que passaram os vizinhos da aldeia; e, finalmente a terra, também faz referência á terra-produtiva, sustento da agricultura e pecuária que é a atividade econômica mais importante. Através das trajetórias de vida das pessoas da aldeia e de suas histórias de família e de vida, combinam-se os diálogos teóricos com as descrições etnográficas dos usos e desusos das terras de Tourém; assim como os diferentes grupos sociais e os diferentes tempos que têm as pessoas que moram na aldeia. De forma mais explicita dialoga com conceitos como territorialidade, território, mudança social, trajetórias de vida e vida rural.


Natural de Cortellas, Parroquia de Padróns, Ponteareas (1982). No ano 2007 formou pela Universidade de Vigo em Engenharia Técnica Florestal (2007).
Em 2011 ingressa ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realiza os seus estudos com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Obtém uma Bolsa de Estágio Pesquisa no Exterior (BEPE – FAPESP) de 4 meses no ano 2013 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no Centro de Pesquisas Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) sob supervisão do Prof. Dr. Xerardo Pereiro.
No ano 2014 defende o mestrado de título: “Usos e desusos das terras de Tourém : transformações sócio-territoriais em uma aldeia rural fronteiriça entre a Galícia (Es) e Portugal”, sob orientação da Profa. Dra Emília Pietrafesa de Godoi (UNICAMP).
Defende a dissertação de mestrado já sendo aluno do Doutorado em Antropologia Social da UNICAMP, continuando sob a supervisão da Profa. Dra. Emília Pietrafesa de Godoi. O trabalho de pesquisa se ampliou para a aldeia de Pitões das Júnias, também do município de Montalegre. Recebeu bolsa auxílio para realizar os estudos de Doutorado no País por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Brasil). Em julho de 2017 realiza um estágio de doutorado sanduiche no exterior com auxílio do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE) outorgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Universidade de Santiago de Compostela (USC) sob supervisão do Catedrático de História Contemporânea e Pesquisador Principal do Grupo de Investigación de Historia Agraria e Política (s. XIX – XX) (HISTAGRA) Prof. Dr. Lourenzo Fernández Prieto.
Em dezembro de 2017 toma posse como Professor Auxiliar de Antropologia, do Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Brasil.
Publicou vários artigos em revistas científicas (Ankulegi, Ruris, Temáticas), entrevistas (Temáticas), resenhas e organização de dossiê. Participou de congressos nacionais e internacionais. Na UNICAMP participa do Centro de Estudos Rurais (CERES) e do Laboratório de Antropologia Territórios e Ambiente (LATA) também do CERES. Na UFOPA é membro de Grupo de Estudo em Ecologia Históriac e Política das bacias dos rios Trombetas, Tapajós e Xingu (GeEHEP) e Coordena o Co-Laboratório de Antropologia Rural e da Resistência (Co-LAЯR). É membro da Asociación Galega de Antropoloxia (AGANTRO) e da Associação Portuguesa de Antropologia (APA).

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário