quarta-feira, 22 de agosto de 2018

IV Prémio Antón Risco de Literatura Fantástica


IV Premio Antón Risco de Literatura Fantástica.

A Fundação Vicente Risco, Livraria Aira das Letras, Livraria Traga-mundos, Pastelaria Fina Rei e A Fábrica de Vilanova, anunciam conjuntamente o «IV Prémio Antón Risco de Literatura Fantástica», para homenagear o escritor e teórico da literatura, o alaricano Antón Martínez-Risco Fernández. Continuador do gosto pelo fantástico do seu pai, dom Vicente Risco (a quem podemos considerar introdutor do género fantástico na literatura galega com a obra Do caso que lhe aconteceu ao Dr. Alveiros, em 1919), Antón Risco foi um profundo teorizador da literatura fantástica com obras como Serpentáguila (Notas de um leitor de poesia), Quebec (Canadá), Edições Hipogrifo, 1986; Literatura fantástica de lengua española (Teoría y aplicaciones), Madrid, Taurus, 1987; Viaxes á América Latina á procura de literatura fantástica. Sada (A Coruña) , Edicións do Castro, 1987. Também é de salientar o seu trabalho de editor em Antoloxía da literatura fantástica en lingua galega, Vigo, Galaxia, 1991. Simultaneamente, foi prolífico escritor de novelas e relatos fantásticos, muitos deles ainda inéditos.

Por tal motivo e com a intenção de continuar o seu trabalho de divulgação do género fantástico implementa este prémio com as seguintes REGRAS:

Primeira: Poderá concorrer a este prémio qualquer pessoa que apresente uma obra literária inédita, da sua autoria, escrita em língua galega ou portuguesa, com uma extensão mínima de 150.000 caracteres com espaços e máxima de 600.000.

Segunda: O prazo de entrega termina no dia 30 de novembro de 2018.

Terceira: Os originais deverão apresentar-se em formato PDF, ODT ou DOC, diagramados em tamanho DIN-A4, em letra Times ou semelhante de corpo 12 e a espaço duplo. Devem enviar-se por correio eletrónico a secretaria@fundacionvicenterisco.com, acompanhados dum segundo documento onde figure a identidade do/a autor/a (nome completo, endereço, telefone e correio eletrónico) e o título definitivo da sua obra, fazendo constar no nome do documento o título da obra e a palavra «PLICA». A pessoa responsável de receber os originais guardará os documentos PLICA até o momento da deliberação do júri e não revelará em nenhum momento a identidade dos/as autores/as nem participará na deliberação.

Quarta: A obra ganhadora será premiada com 3000 euros (sujeitos às retenções sociais pertinentes) e a publicação do livro no selo «Doutor Alveiros», da Fundação Vicente Risco. A quantia do prémio considera-se em conceito de adianto pelos direitos de autoria, pelo que a Fundação Vicente Risco se reserva o direito de publicação da primeira edição da obra ganhadora na sua língua original. O/A beneficiário/a do prémio, receberá gratuitamente 25 exemplares da obra publicada e contará com um desconto do 50% na compra dos seguintes que desejar. A pessoa ganhadora do prémio será convidada a formar parte do júri na seguinte edição.

Quinta: O Júri estará composto por cinco pessoas escolhidas entre personalidades reconhecidas do mundo da literatura e da edição.

Sexta: Se a qualidade literária das obras não for louvável, segundo o critério do Júri, o prémio poderá declarar-se deserto.

Sétima: Os anunciantes reservam-se o direito a contactar de jeito privado com os/as autores/as das obras finalistas cuja publicação recomende o júri, para lhes oferecer a possibilidade de publicar baixo o selo Dr. Alveiros, sujeitas a um contrato de edição normalizado.

Oitava: A decisão do Júri terá lugar em Allariz, na Fundação Vicente Risco, durante o mês de fevereiro de 2019.

Novena: A participação neste prémio obriga à aceitação das presentes Regras, assim como a decisão do Júri, que será irrevogável.

NOTA: a livraria Traga-Mundos é patrocinadora do Premio Antón Risco de Literatura Fantástica, promovido pela Fundación Vicente Risco (Allariz, Galiza), desde a sua primeira edição.


Sem comentários:

Enviar um comentário