sexta-feira, 29 de junho de 2018

Monsenhor Ângelo Minhava - o músico e o pedagogo


“Monsenhor Ângelo Minhava – o Músico e o Pedagogo” de Altino Moreira Cardoso

A base deste livro é o discurso proferido por Altino M. Cardoso numa homenagem ao P. Minhava promovida pela Câmara de Mondim de Basto.

O P. Minhava foi professor em todas as escolas de Vila Real, mas sempre manteve um carinho especial pelo Orfeon do Seminário, que fundou e dirigiu, com comprovadíssimo sucesso.

O autor de MONSENHOR ÂNGELO C. MINHAVA-O MÚSICO E O PEDAGOGO foi discípulo de Monsenhor Ângelo C. Minhava no seminário de Vila Real e lembra o Mestre desde os primeiros passos na música e traça as linhas principais da actividade cultural por ele exercida, através da Música, nesse mundo de muros.

O livro transcreve muitas pautas e enumera algumas peças do abrangente – e surpreendente - repertório orfeónico, que engloba arranjos de cantigas populares e ainda peças clássicas, como a SERENATA de Schubert, o AMEN de Berlioz ou o ALLELUIA de Haendel… e, mesmo, de óperas, como o CORO DOS MARINHEIROS, da MADEME BUTTERFLY de Puccini.

Sendo a MARCHA DE VILA REAL uma música muito amada e conhecida, o autor, também compositor, elabora um esquema fónico, rítmico e estrutural, com que pode ser descrita a base desta aceitação universal.

Em conclusão, algumas fotografias do seminário completam a expressão da saudade contida nesta homenagem ao Mestre e Amigo recentemente falecido.


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível do autor os seguintes títulos: “O Homem do Douro nos contos de João de Araújo Correia”; “Canções para todas as Escolas” – exemplares esgotados na editora, “Grande Cancioneiro do Alto Douro” Volume I – Cantigas da Vinha (600 músicas e letras) com um estudo prévio, Volume II – Tunas Rurais, Natal – Reis – Embalar, Rimances, Cantares Religiosos, Cantares do Trabalho, Cantares ao Desafio, Volume III – Os Cantares em Contexto – histórico, literário, musical, europeu”; “Cancioneiro Ancestral Barrosão” com Padre António L. Fontes; “Rimanceiro do Alto Douro – 110 rimances com um estudo introdutório”, “A Magna Carta da História do Vinho do Porto – a escritura de Cister (1142)”, “Do Vinho de Missa de Cister ao Vinho do Porto – a ‘magna karta’ de 1132”, “Os Bobos Durienses de D. Sancho I e o início do Teatro Português”, “Poesia Tradicional Duriense – com D. Sancho I, o Primeiro Trovador”, “Leonardus, o Profeta – Canções e Histórias da Pátria Antiga”; “Manuel do Mundo” de Altino Moreira Cardoso, drama duriense, baseado em dois contos de João de Araújo Correia]


Sem comentários:

Enviar um comentário