terça-feira, 13 de outubro de 2015

Um percurso por Camilo Castelo Branco em Vila Real

Um percurso por Camilo Castelo Branco em Vila Real

Percorridos estes três anos, que não foram fáceis, chegou a vez de expressar o meu sentimento de orgulho e de agradecimento a todos aqueles que me acompanharam nesta caminhada e que, com as suas motivações e competências, contribuíram para que se realizasse com sucesso.

Como aluno da licenciatura Línguas, Literaturas e Culturas e como transmontano, tinha na ideia conhecer melhor a minha região, e nada melhor que ir bater à porta da livraria Traga-Mundos para obter tal conhecimento. Sendo a Traga-Mundos uma livraria de prestígio não só ao nível regional com também nacional, o que tem vindo a demonstrar ano após ano, pedi ao António Alves, dono e responsável da livraria, para que me aceitasse enquanto estagiário em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Assim que atravessei aquela porta e que comecei a trabalhar com o António, o interesse e a paixão pelo mundo literário e cultural despertaram-se no meu interior.

 O estágio teve como objetivo não só expandir os meus conhecimentos, como também, obter uma visão real do mercado de trabalho: como funciona uma livraria desta dimensão enquanto dinamizadora de eventos culturais e extremamente relacionada com atividades que contribuem para o crescimento deste Reino Maravilhoso. Para tal, achamos por bem realizar um percurso literário sobre o escritor Camilo Castelo Branco em Vila Real. Esta iniciativa teve como objetivo principal não só homenagear o célebre escritor mas também de trazer este percurso à cidade.

Durante o primeiro semestre do passado ano letivo, dedicamo-nos ao levantamento de informação acerca dos locais que marcam a presença de Camilo em Vila Real, elaborámos uma pesquisa, minuciosa, sobre a vida e a obra do autor e acordámos datas das deslocações não só dentro de Vila Real, mas também em Vilarinho da Samardã. Por Vila Real, contei com o apoio do senhor José António Castelo Branco, trineto de Camilo, que se demonstrou sempre disponível em me acompanhar pela cidade na procura dos locais imprescindíveis ao roteiro; com a Profª Helena Gil que me facultou documentação importantíssima sobre Camilo na região e com o Doutor A. M. Pires Cabral que me recebeu com toda a simpatia e me transmitiu conhecimentos essenciais acerca das Jornadas Camilianas. Ainda antes de avançarmos para a realização do roteiro, considerámos de extrema importância, deslocarmo-nos até Vilarinho da Samardã. 
Chegámos pelas 10:30 h do dia 8 de janeiro de 2015 a Vilarinho da Samardã, depois de um longo percurso paisagístico desde Vila Real. Estava um frio de rachar bem comum da nossa região transmontana, o monte coberto de gelo e havia, ainda, mesmo no quintal da casa de Camilo, uns “candeolos” de gelo que escorriam duma planta. 
Assim que entramos na aldeia deparamo-nos com o senhor Manuel Vilela, presidente da Liga dos Amigos do Fojo do Lobo de Camilo Castelo Branco que nos aguardava em frente à sua casa, para depois nos guiar e mostrar ao pormenor o dia-a-dia daquela bela e pacata aldeia e dar-nos a conhecer, evidentemente, as terras, as ruas e as casas por onde Camilo passara em tempos.

Embora a realização do percurso estivesse planeada para qualquer circunstância, felizmente, surgiu-nos a oportunidade de realizar o roteiro literário juntamente com a Escola Secundária/ 3 Camilo Castelo Branco de Vila Real. Nesse dia deambulámos por Vila Real e demos a conhecer as ruas e os locais que fizeram parte da vida do escritor. Foi um dia maravilhoso, no qual desvendámos alguns mistérios e recuámos ao tempo em que naquela calçada passeava Camilo. Tudo isto não teria sido possível sem a entrega e dedicação da Escola Secundária/ 3 Camilo Castelo Branco, que sempre se demonstrou disponível em cooperar o máximo possível para que esta atividade se realizasse com sucesso. Assim, agradeço em especial, à professora Adelaide Jordão, pela sua disponibilidade e simpatia.

Ao António agradeço a atenção e o tempo que lhe retirei em prol dos meus conhecimentos. Agradeço, ainda sobretudo, pelo facto de o ter conhecido a si e à sua livraria.
À Profª Doutora Henriqueta Maria Gonçalves por todo apoio e disponibilidade que teve em conseguir esta oportunidade única, pela qual lhe ficarei eternamente grato.
Antes de terminar, gostaria de agradecer, em especial, pelo carinho e apoio que me deram os senhores Manuel Vilela e José António Castelo Branco e a  Profª Helena Gil.
À Traga-Mundos desejo que continue a dignificar a nossa região e, sobretudo, que mantenha o bom trabalho que tem vindo a realizar em prol da região e que esteja sempre no ar a hipótese de voltar a realizar este roteiro, pois para mim seria um prazer.


João Pedro Fernandes Alves Roma Baptista
aluno do 3.º ano da licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas do Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Outubro de 2015 

Sem comentários:

Enviar um comentário