domingo, 11 de outubro de 2015

Apresentação do livro "A Cor das Faias" de Epigmenio Rodríguez


“Apresentação do livro “A Cor das Faias – À volta da metade do outono” de Epigmenio Rodríguez
por António Pinelo Tiza, tradutor, com a presença do editor, António Sá Gué
dia 17 de Outubro de 2015 (sábado), pelas 21h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real

«Tal como Marco Polo, no último parágrafo de As Cidade Invisíveis (Italo Calvino), o autor de A Cor das Faias submerge na ideia de que o Inferno, os Infernos, não são coisa do futuro nem dos mortos. Bem pelo contrário, estão aqui e agora, entre nós, no mundo dos vivos. Neles se enredam as personagens (mesmo que, talvez, melhor fosse dizer que são estas que lhes dão forma) do romance.

Nesta obra, o Inferno materializa-se no mundo rural, num ermo remoto e isolado, perto e longe ao mesmo tempo de tudo e de todos. Para isso, a família de Bráulio, de Fini e dos seus numerosos filhos, tendo ficado sozinhos como únicos moradores da aldeia de La Loma, acabam por constituir um microcosmo no qual se desenrolará (como no eterno campo de batalha) a luta encarniçada entre as forças primígenas da vida e o amor, e a morte, e o ódio, e a força do sangue, e o destino, e a paixão, e a vingança…

Em definitivo, todas as forças genuinamente humanas. E em conjunto com as quais, como faróis no nevoeiro, surgirão também clarões de generosidade, nobreza e compaixão. Tal como na obra de Calvino, aquilo que ele chama “espaços de não Inferno”, pressupõem a forma mais difícil, mas também mais humana, de enfrentar o Inferno dos vivos.


Como Marco Polo en el último párrafo de Las ciudades invisibles (Italo Calvino), el autor de El color de las hayas se sumerge en la idea de que el infierno, los infiernos, no son cosa del futuro, y de los muertos. Al contrario, son aquí y ahora, entre nosotros, en el mundo de los vivos. En ellos se desenvuelven los personajes (aunque  quizá fuera mejor decir que son éstos quienes los dan forma) de la novela.

En esta obra, el infierno adquiere forma en el mundo rural, en un rincón remoto y aislado, cerca y lejos al mismo tiempo de todo y de todos. Para ello, la familia de Braulio, Fini y sus numerosos hijos, tras quedarse solos, los únicos moradores de la aldea de La Loma, terminan constituyendo un microcosmos en el que se librará (como en el eterno campo de batalla), la lucha encarnizada entre las fuerzas primigenias de la vida, y el amor, y la muerte, y el odio, y la fuerza de la sangre, y el destino, y la pasión, y la venganza…

En definitiva, todas las fuerzas genuinamente humanas. Y junto a las que, como faros en la niebla, aparecerán también destellos de generosidad, nobleza y compasión. Al igual que en la obra de Calvino, donde lo que él llama “espacios de no infierno” suponen la forma más difícil, pero también más humana, de afrontar el infierno de los vivos.»

Esta iniciativa integra-se na colaboração transfronteiriça, em que a livraria Traga-Mundos tem participado, nomeadamente nos Actos da Cultura Galega-Portuguesa e no PAN – Encontro e Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda.
  

António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 1 a 31 de Outubro de 2015: “we are all stardust” exposição de colagem por Ariana Mei, na Traga-Mundos em Vila Real;
- dia 16 de Outubro de 2015, sexta-feira, pelas 21h00: apresentação do livro “A Senhora Clap e o mundo na palma das mãos” de Marta Duque Vaz, por Eduarda Freitas, com a presença da autora, na Traga-Mundos em Vila Real;
- dia 18 de Outubro de 2015, domingo, pelas 14h30: participação no “Passeio pedestre por Terras de Maria Boa – do neolítico aos dias de hoje”, organizado pela Ad Justes – Associação para o Desenvolvimento de Justes, em Justes;
- dia 5 de Novembro de 2015, quinta-feira: 4.º aniversário de porta aberta da Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro na Rua Miguel Bombarda 24 – 26 – 28 em Vila Real;
- dia 7 de Novembro de 2015, sábado, pelas 21h00: apresentação de “Humanus” poesia de José Pinto, apresentado pelo professor Henrique Morgado, com a presença do autor, na Traga-Mundos em Vila Real;
- de 1 de Dezembro de 2015 a 6 de Janeiro de 2016: Bazar de Natal e dos Reis da Traga-Mundos, na Traga-Mundos em Vila Real.

Sem comentários:

Enviar um comentário