quinta-feira, 16 de julho de 2015

Estágio curricular, UTAD


MUITO OBRIGADO, BRUNO!

«O estágio que realizei na Traga-Mundos foi proposto no âmbito da Unidade Curricular de Estágio/ Projeto referente ao terceiro ano da Licenciatura de Línguas e Relações Empresariais, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio decorreu durante todo o ano letivo de 2014\ 2015, desde o mês de setembro de 2014 até junho de 2015.

Componente prática:
Durante estes meses tive a oportunidade de realizar diversas atividades enriquecedoras tanto a nível pessoal como profissional, desde atendimento ao público a criação de evento e novos mecanismos de venda. Comecei por fazer algum atendimento ao público, sempre tendo em atenção como tudo funcionava, e simultaneamente, inteirando-me do que a loja tinha para oferecer, para assim poder prestar um bom atendimento ao cliente. O responsável não tardou a confiar em mim para quando se tinha de ausentar devido a eventos fora da cidade, nomeadamente na Galiza, e me deixar sozinho sem se preocupar. Prontamente me foi transmitida a possibilidade de trazer ideias novas para o espaço, que resultou em eventos que criei e organizei (3º aniversário da livraria, bancas de livros e produtos), novos mecanismos de venda que criei e implementei (vales de compras) e ainda intensificação da publicidade e visibilidade da Traga-Mundos (cartazes).
No geral as atividades desenvolvidas foram bastante enriquecedoras, tornando-me apto para as realizar novamente caso se proporcione, mas acima de tudo fez-me ter uma visão mais alargada de como é gerir um espaço com inúmeras vertentes tanto sociais como comerciais. Foi de facto uma experiência bastante gratificante, tendo em conta que foi possível consolidar conhecimentos, contribuindo, ainda, para uma preparação mais sólida e específica face ao futuro contacto com o mercado de trabalho.

Componente teórica:
O estágio teve também uma componente teórica, tendo como tema “Empreendedorismo na Região de Trás -os-Montes e Alto Douro”.
Num tempo em que a palavra “crise” é tão badalada, atos de empreendedorismo podem ser entendidos como verdadeiros atos de coragem. Apibéricos, Ludares & Lugares e Lavradores de Feitoria são três exemplos de coragem e afirmação que podemos encontrar no espaço da Traga-Mundos.
Importa salientar o facto de que a própria Traga-Mundos é um exemplo de empreendedorismo, houve outros espaços que tentaram o mesmo conceito, mas falharam. Já a Traga-Mundos continua, e caminha para o seu quarto ano de vida. E o empenho e motivação do responsável António Alves foram reconhecidos, quando no ano passado a Traga-Mundos foi uma das empresas finalistas do Douro Empreendedor 2014. Este ano encontra-se igualmente nomeada, esperemos que no final tenha lugar no pódio.
Na componente teórica desenvolvi ainda um outro tema, “A importância da promoção da Região dentro da mesma”, o qual achei pertinente.
O trabalho que a Traga-Mundos tem desenvolvido ao longo destes 3 anos de existência é de louvar, conseguindo reunir num espaço toda a região, todo o “Reino Maravilhoso”, toda a essência transmontana e duriense. Desde o primeiro dia que a Traga-Mundos abriu portas o trabalho é conduzido neste sentido: “Queremos construir uma referência quando se pensa na região, seus autores e cultura, vinhos e tradições, produtos e artesanato…”, palavras do responsável, António Alberto Alves, presentes no blogue da livraria.
A promoção de uma região deve partir do seio da mesma para o seu entorno primeiramente, já que existe um grande número de indivíduos que desconhece as maravilhas da sua própria região. É triste quando um habitante não valoriza as riquezas do espaço onde está enraizado

Ao António agradeço a oportunidade por ter desenvolvido o meu estágio num espaço pelo qual tenho um carinho especial, espero ter contribuído para o seu crescimento.
Desejo sucesso e continuação do bom trabalho realizado até agora.»

Bruno Moreira Batista Rodrigues
9 de Julho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário