segunda-feira, 18 de maio de 2020

Mapa – Jornal de Informação Crítica número 27 – Maio – Julho 2020



“Mapa – Jornal de Informação Crítica” número 27 – Maio – Julho 2020

Está nas ruas a 27ª edição do “Mapa – Jornal de Informação Crítica” (Maio-Julho). Como não podia deixar de ser, com uma parte considerável dedicada a este novo mundo da pandemia de Covid-19. Há um foco sobre as transformações sociais, politicas e económicas em curso, sobre o medo e sobre as iniciativas de apoio mútuo. Falamos das cantinas solidárias e das redes de proximidade, dos livreiros à alimentação, por entre as iniciativas e resistências que dão corpo à palavra solidariedade. Leiam-se relatos diversos de um retrato da vida nesta pandemia ou da vida dos estafetas e do teletrabalho, respondendo ainda o educador José Pacheco às abruptas transformações na educação. Não esquecemos o racismo virulento sobre a comunidade cigana e um inevitável olhar crítico sobre a vigilância: do questionável mundo novo das apps de rastreamento à virulência tecnológica do 5G ou recordando o passado das tecnologias de vigilância sobre os refugiados.

E não, nestes tempos não deixaremos de falar sobre os migrantes. Diana Dias fala-nos do Pikpa Camp, uma alternativa de solidariedade aos refugiados na ilha grega de Lesbos, e recordamos a história das migrações partilhadas entre os algarvios e os marroquinos. Tal como não esquecemos em Portugal a luta contra a mineração, pois a ameaça da crise económica e social não trava as populações na defesa dos seus territórios. Convidamos ainda a uma viagem de comboio, abordando o resgate da Ferrovia. A poesia, o apocalipse dos Mão Morta ou a serie sobre o Candomblé são outros dos conteúdos de mais um Jornal MAPA.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponíveis os seguintes números: 19 e 26]



Sem comentários:

Enviar um comentário